18/03/20 12h08

Balança Comercial de São Carlos tem superávit de US$ 25,7 milhões

Jornal Primeira Página

A Balança Comercial de São Carlos registrou o segundo melhor superávit para o 1º Bimestre, que foi de US$ 25,715 milhões em 2020. O resultado também foi melhor do que o registrado no mesmo período de 2019, que foi déficit de US$ 17,614 milhões. Os dados foram obtidos pelo sistema Comex do Ministério da Economia.

De acordo com a série histórica, que iniciou em 2009, o saldo da Balança Comercial de São Carlos do 1º Bimestre de 2020 foi a segunda melhor, perdendo para o mesmo período de 2010 que registrou superávit de US$ 34,2 milhões.

As exportações somaram US$ 90,5 milhões e, importações, US$ 64,8 milhões, de janeiro a fevereiro. Enquanto no mesmo período de 2019, as exportações somaram US$ 49,9 milhões e, importações, US$ 67,5 milhões.

Na comparação com o 1º Bimestre do ano passado, as exportações tiveram aumento de 81,4%. Já as importações registraram recuo de 4,0%.

O professor e economista, Elton Eustáquio Casagrande, do Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara e da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), explicou que esse resultado positivo do 1º Bimestre é devido a dois fatores: taxa de câmbio e o crescimento de mercadorias exportadas. “Neste período a taxa de câmbio depreciou-se, em janeiro de 2019 a taxa era de $3,73 e em janeiro de 2020 atingiu $4,153, e em fevereiro de 2019 a taxa era de $3,71 e passou para $4,34, tornando os produtos brasileiros mais baratos. Com barateamento de produtos as quantidades em quilogramas embarcadas cresceram 31% em janeiro de 2020 com relação a janeiro de 2019 e 46% em fevereiro de 2020 com relação a fevereiro de 2019”, afirmou.

Segundo o economista Casagrande o município aumentou a receita de exportação neste período, porque aumentou a quantidade de mercadorias exportadas e com isso alcançou maior receita, portanto, necessitou de mais trabalho envolvido na produção dos produtos.

Ele afirmou que essa exportação irá beneficiar os países importadores de São Carlos. “Porque esses países podem baixar a inflação em suas economias através da concorrência com os produtos nacionais deles”, ressaltou.

A reportagem questionou o economista Casagrande sobre o impacto do coronavírus a partir de março na balança comercial de São Carlos. “O efeito prático da pandemia é provocar redução da atividade econômica porque a mobilidade, inclusive ao trabalho é reduzida. Cai a circulação de mercadorias e pessoas, mas pode estar sendo aberta uma janela de oportunidade para São Carlos”, finalizou.