01/12/22 13h23

Barretos: prefeitura e Senai lançam “Jornada de Transformação Digital” para empresários

Apresentação do programa, que é gratuito e está aberto para adesões, aconteceu na noite de terça-feira, 29, no auditório da Acib

Prefeitura de Barretos

A prefeitura da Estância Turística de Barretos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) promoveram na noite de terça-feira, 29 de novembro, uma reunião com empresários para apresentar a Jornada de Transformação Digital. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Barretos (Acib). 

A prefeita Paula Lemos agradeceu a parceria com o Senai e salientou que esta administração é empenhada em ampliar as possibilidades de emprego e qualificação da população. “Sempre pleiteamos ter um Senai na cidade, mas sabemos que isso é um processo. Então, a possibilidade de escutar o empresariado nos ajudará a sentir as demandas da cidade”, disse. 

Ilieste Augusto Malta Filho, diretor do Senai, destacou que, além de apresentar a Jornada, o evento tinha o objetivo de entender as necessidades das indústrias de Barretos e propor soluções. Os tópicos principais da reunião foram melhoria da produção e eficiência energética. “Quando falamos de melhoria da produtividade, a gente consegue trabalhar indústrias de todas as áreas e eficiência energética é uma coisa comum a todas elas. A gente tem programas desde a micro ate a grande empresa”, disse. “Nosso objetivo é dar a possibilidade de, no final da jornada, a empresa estar atuando com a tecnologia 4.0, com a organização, automação e automatização da empresa, maximizando a produção e reduzindo custos”, completou. 

Paula também destacou que em muitas situações, vagas de emprego não são preenchidas por falta de capacitação do trabalhador. “Nossa ideia é esta, qualificar o barretense para que ele tenha a oportunidade de ocupar estes espaços. Muitas vezes escutamos que os empresários que estão trazendo mão de obra de fora para prestação de serviços que poderiam ser contratados aqui. Essa parceria com o Senai vem para isso, pois além de trazermos a empresa, queremos qualificar o barretense para que esse emprego seja dele”, completou. 

A constatação da prefeita foi confirmada pelo empresário Vanderlei Alves da Silva, da Bruju Doces, que falou da falta de mão de obra qualificada, principalmente nas áreas de manutenção. “Muitas vezes a gente tem que sair daqui e se deslocar para outro município em busca de mão de obra que poderia ter aqui com facilidade”, disse. 

O que é o programa e como participar 

A Jornada de transformação Digital é um programa gratuito de consultoria e treinamento que abrange micro, pequenas e média empresas, de todos os segmentos industriais e com diferentes níveis de maturidade tecnológica, realizado por meio da parceria Senai, Ciesp, Fiesp e Sebrae. 

O programa tem oito etapas: Diganóstico, com a identificação de oportunidades para melhorias nos processos de negócios; Estratégia, para definir ou redefinir o modelo de negócios; Otimização de Processos, manufatura enxuta e eficiência energética; Mapeamento tecnológico rumo à indústria inteligente; Automação, com soluções em hardware e software; Digitalização, implantar tecnologias habilitadoras da indústria 4.0; Integração vertical e horizontal de cada cadeia produtiva e Indústria Inteligente, com desenvolvimento de soluções inteligentes possibilitando preditibilidade e adaptabilidade nos processos industriais. 

Para participar, o empresário deve acessar o site https://jornadadigital.sp.senai.br/, clicar em tenho interesse, preencher o formulários com os dados solicitados e aguardar o contato de um dos consultores especializados. 

fonte: https://barretos.sp.gov.br/noticia/14334/prefeitura-e-senai-lancam-jornada-de-transformacao-digital-para-empresarios