15/03/07 11h09

BNDES dá mais 277% para cana e álcool

Folha de S. Paulo - 15/03/2007

Os desembolsos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o setor sucroalcooleiro cresceram 276,96% no primeiro bimestre. Em janeiro e fevereiro deste ano, a liberação de recursos ao setor somou US$ 219,7 milhões. Em igual período de 2006, o banco havia emprestado US$ 56,2 milhões. Os resultados foram puxados pelo aumento dos empréstimos para a produção de álcool. Segundo o presidente do BNDES, Demian Fiocca, o estoque de operações comprova o aumento dos investimentos no setor alcooleiro. A carteira de financiamentos, entre empréstimos aprovados ou em tramitação, reúne 64 operações, que somam US$ 3,4 bilhões. Os investimentos totais desses projetos somam US$ 5,9 bilhões. Boa parte ainda é destinada aos grandes usineiros, mas já existem novos investidores interessados, incluindo estrangeiros. Nos últimos três anos, os desembolsos para o setor cresceram 248,27%. Em 2006, eles somaram US$ 927,8 bilhões. O setor sucroalcooleiro não é o único a iniciar o ano com maior ritmo de crescimento. O BNDES emprestou 64% a mais no primeiro bimestre. Os financiamentos somaram US$ 3,34 bilhões em janeiro e fevereiro. As aprovações tiveram alta ainda maior, de 128%, e chegaram a US$ 4,7 bilhões. A indústria foi o setor com mais desembolsos. Somaram US$ 1,97 no primeiro bimestre. As cartas-consulta, que funcionam como um termômetro da disposição do empresariado para novos investimentos, cresceram 24% e atingiram US$ 7,14 bilhões.