04/12/06 17h10

Bom Retiro ganha ar de shopping

O Estado de S. Paulo - 04/12/2006

Um novo centro comercial com lojas de arquitetura e vitrines sofisticadas começa a dominar o antigo comércio de confecções do Bom Retiro, em São Paulo. É claro que as lojas populares, que enfrentam a concorrência dos camelôs nas ruas, ainda fazem parte da paisagem do bairro. Mas quem ultrapassa os limites da Rua José Paulino vai encontrar outro tipo de comércio, repleto de lojas com ar de shopping center. O Bom Retiro quer cada vez menos vender simplesmente roupas e cada vez mais vender 'moda', o que mudou o visual das lojas, o público que freqüenta o local e elevou às alturas o valor dos aluguéis. Há duas semanas, na Rua Aimorés, o aluguel de uma loja de 750 m2, com dois andares, saía por US$ 12,5 mil para um contrato de quatro anos. As 'luvas' pedidas para entrar no ponto eram de US$ 300 mil. Há locais na região com alto movimento de público e procuradíssimos por lojistas. O Lombroso Fashion Mall, por exemplo, shopping atacadista recém-inaugurado, alugou 30 lojas em menos de um mês. Entre as lojas, de atacado, há confecções que vieram de outros pólos comerciais, como Brás e Itaim Bibi, e de Estados, como de Goiás. Com a mudança na fachada das lojas e o aumento de consumidores de classe média, os aluguéis subiram cerca de 60% nos últimos três anos. Segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio do Estado de São Paulo (Embraesp), a região só fica atrás da Rua 25 de Março em valorização. De acordo com a imobiliária Rebeca, os valores de aluguel ficam entre US$ 23 e US$ 69 o metro quadrado. As ruas Aimorés e Cesare Lombroso são as mais valorizadas, mas outras como a dos Italianos, Carmo Cintra e Ribeiro de Lima também passam por mudanças, observa o presidente do Clube dos Dirigentes Lojistas do Bom Retiro, Ary Martorelli. O comércio do bairro começou a passar por uma transformação há cerca de três anos, com investimentos em modernização. A maior parte das cerca de mil lojas da região vende sobretudo para o atacado, mas pelo menos 20% abrem as portas para o consumidor comum, principalmente aos sábados. Muitas participam da semana de moda da região (Bom Retiro Fashion Business) e têm estilistas que vão para Paris, Londres e Nova York para antecipar-se aos lançamentos.