10/03/20 13h33

Braz Cubas terá investimento de R$ 20 milhões

O Diário de Mogi

Foi no dia 4 de setembro de 2019 que o grupo Cruzeiro do Sul anunciou a compra do Centro Universitário Braz Cubas, em Mogi das Cruzes. A época, eram 23 cursos presenciais oferecidos na unidade mogiana, que hoje já conta com 33. As mudanças desde então vêm acontecendo e uma delas foi a nomeação de um novo reitor, o professor doutor Renato Padovese. Em entrevista a O Diário, ele contou que a instituição deverá investir cerca de R$ 20 milhões em melhorias nos próximos três anos.

Entre as novas graduações, que já têm turmas formadas, estão medicina veterinária, biomedicina, educação física, química, nutrição, jornalismo, publicidade e propaganda e sistemas de informação. Com as novidades, o índice de matrículas este ano já foi 50% maior do que em 2019. Muitos desses cursos, porém, exigem laboratórios específicos e até mesmo uma clínica, como é o caso de veterinária.

“Existe um calendário e um cronograma a ser seguido. Para as atividades do primeiro semestre já havia a estrutura. Microbiologia, por exemplo, já existe a infraestrutura. Então, inicialmente será utilizado o que já temos e as outras coisas vêm com o tempo. Uma clínica veterinária terá que estar pronta no segundo semestre de 2021 e isso vai acontecer, porque temos segurança e experiência de poder ofertar cursos e ao longo da necessidade ir estruturando”, diz o reitor.

Mesmo com a série de mudanças que está prevista, Padovese garante que a equipe que já atua na instituição não será substituída em função da chegada da Cruzeiro do Sul e que, inicialmente, ele não pretende trazer pessoas de fora. As alterações, claro, podem ocorrer conforme o grupo for desempenhando as atividades necessárias.

Desde a compra da instituição, surgiram rumores da criação de um curso de medicina na Braz Cubas. O reitor revela que realmente existe esse interesse, mas que isso não depende apenas da vontade do grupo.

“Isso realmente está nos planos, mas a medicina é um curso regulado que precisa de uma autorização do Ministério da Educação. Embora uma instituição como a Braz Cubas tenha autonomia, ainda é necessário aguardar por um edital do MEC, que avalia questões como a quantidade de leitos SUS e o Programa Mais Médicos e é isso que vai definir qual região terá essa autorização”, explica Padovese reiterando que a Braz Cubas vai em busca disso.

Questionado sobre uma possível concorrência com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que já oferece o curso, o reitor afirma que não será um problema, tendo em vista que medicina costuma ser bastante concorrido e atrai alunos até mesmo de outros estados.

Para que as novas demandas sejam atendidas, não basta apenas criar os espaços necessários a cada curso. É preciso também melhor a infraestrutura do campus de uma maneira geral. Padovese ressalta que isso, de fato, vai acontecer e já vem ocorrendo.

A biblioteca deverá ser instalada em um local diferente de onde funciona atualmente e o ginásio de esportes será recuperado. Existem ainda planos de modernização do parque de tecnologia e a implantação de rede wi-fi que contemple todo o campus, além da renovação da estrutura e construção de novos espaços.

Em abril de 2018, a unidade de Mogi deixou de ser Universidade Braz Cubas (UBC) e se tornou o Centro Universitário Braz Cubas. “Esses títulos não têm nada a ver com excelência e qualidade de ensino, mostram apenas que são instituições com perfis diferentes”, pondera o reitor. Ele diz não saber ainda se haverá a busca pela “recuperação desse status”, mas que para isso seria necessário um planejamento.

O reitor

Renato Padovese possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP), além de mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela mesma instituição. Em complementação à sua formação acadêmica, Padovese especializou-se em Administração pela Business School São Paulo – BSP. Cursou também liderança e gestão na London Business School e Harvard Business School, respectivamente.