19/04/07 11h52

Câmara aumenta benefícios para o setor de informática

Folha de S. Paulo - 19/04/2007

A Câmara dos Deputados aumentou os benefícios do setor de informática ao aprovar ontem mais uma medida provisória ligada ao pacote oficial de estímulo à economia, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A MP aprovada, que segue para o Senado, cria incentivos fiscais para as indústrias de semicondutores (componentes usados na fabricação de transístores e microprocessadores) e de equipamentos para a TV Digital, a ser implantada no Brasil. A emenda estendeu ao setor benefícios tributários criados em 2005 para os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O relator da MP havia rejeitado a proposta argumentando que as empresas de informática são obrigadas a investir em pesquisa como contrapartida dos incentivos fiscais. No entanto, o recuo governista fez a oposição deixar de lado a estratégia de obstruir as sessões da Câmara com manobras regimentais.