26/03/19 12h18

Câmara de Jaú aprova programa "Incubadora de empresas"

Câmara de Jaú

A Câmara aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei do Executivo nº 12/2018, que institui o Programa “Incubadora de Empresas” em Jahu.
A “Incubadora de Empresas” é destinada às micro e pequenas empresas em fase inicial, para apoio técnico, administrativo e de serviços, visando torná-las aptas para se manterem no mercado.
Na justificativa do projeto, a Prefeitura afirma que esta modalidade de programa tem como foco o desenvolvimento industrial e econômico, impulsionando a geração de microempresas; o aumento dos índices de emprego e renda, contribuindo para a atratividades econômica do município; a modernização dos processos produtivos, com melhoria na qualificação dos recursos humanos.
Os programas de incubação estão atrelados a vários segmentos de mercado e diferentes ramos da indústria, proporcionando a diversificação das atividades econômicas local e a aceleração e crescimento das empresas já estabelecidas.
Levando em conta as dificuldades atreladas ao início de uma gestão empresarial, os participantes do programa poderão receber subsídios aos primeiros passos para o seu desenvolvimento, como estrutura física (permissão de uso de espaço físico da Incubadora por no máximo 24 meses), consultoria jurídica, contábil, marketing, rodada de negócios, preparação para editais de licitação, além de auxílio na viabilização de inovações tecnológicas.
As empresas inscritas no projeto ficam condicionadas à aprovação em processo seletivo a ser conduzido por uma Comissão Especial do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Jahu. Os critérios de aceitação ficam atrelados aos projetos e planos de negócios potencialmente viáveis, diminuindo assim os riscos de insucesso do empreendimento.
Votaram contra os vereadores João Pacheco e Maurílio Moretti.

ADIADA VOTAÇÃO DE ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA MORADIAS POPULARES

Adiada por três sessões a votação do Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 2/2019, que concede isenção de tributos municipais para construção de moradias inseridas no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) do Governo Federal, bem como para a construção de casas populares de interesse social, destinadas à população de baixa renda, com recursos obtidos junto à Caixa Econômica Federal e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
Esses empreendimentos serão beneficiados com isenções do:
- Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), incidente sobre a construção civil de moradias de interesse social vinculadas ao PMCMV;
- Imposto Sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU), durante a fase de construção e até a entrega das unidades habitacionais;
- Isenção das taxas, emolumentos e demais despesas municipais referentes à aprovação de projeto de empreendimento de interesse social, expedição do alvará de construção e das demais certidões referentes à construção dessas unidades habitacionais.
Com essas isenções, a renúncia de receita da Prefeitura está estimada em R$ 894.900,00. O objetivo do projeto é desonerar a construção das moradias populares.

REGULAMENTAÇÃO PARA SERVIÇOS AMBULANTES

Aprovado, em primeira votação, o Projeto Emenda a Lei Orgânica do Município nº 1/2019, de autoria do Executivo, que acrescenta o artigo 8º-A à Lei Orgânica do Município de Jahu.
A propositura tem como objetivo possibilitar ao município regulamentar a Lei nº 5206, de 27 de julho de 2018, que dispõe sobre o comércio e a prestação de serviços ambulantes nas vias e logradouros de nossa cidade.
De acordo com a justificativa do Executivo o texto deve “desengessar” a utilização de bens municipais por terceiros, tornando-os úteis à municipalidade.
O artigo 8-A tem a seguinte redação: “Os bens municipais poderão ser utilizados por terceiros mediante concessão, permissão e autorização, conforme o caso e o interesse público ou social, devidamente justificado, o exigir”.
A votação do texto foi nominal por ser uma Emenda à Lei Orgânica do município. Votaram contra João Pacheco e Maurílio Moretti.

MOÇÕES 

MOÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA MARIA VOLPATO PALÁCIO

De autoria do vereador Wagner Brasil de Barros, aprovada Moção de Pesar à família Palácio pelo falecimento da Sra. Maria Volpato Palácio no dia 19 de março de 2019, aos 92 anos.
Maria Volpato Palácio: nascida em Jaú no dia 04 de novembro de 1926, casou-se com o Sr. Olívio Palácio. Constituíram então sua família e tiveram 8 filhos. O vereador apresenta seus sentimentos aos filhos que hoje continuam a escrever a história da família em nossa cidade: Sonia Regina Palácio; Olívio Palácio Filho; Pedro Luiz Palácio; Rita Tereza Palácio; Sílvia Aparecida Palácio; Lucia Helena Palácio; Maristela Palácio; Leda Maria Palácio. As condolências são estendidas aos genros, noras, netos, bisnetos e todos os amigos da família Palácio nesse momento de luto.

APLAUSOS AO “SESCON” PELOS 70 ANOS DE FORMAÇÃO

De autoria do vereador José Fernando Barbieri, aprovada Moção de Congratulações e Aplausos ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis - SESCON, pelos 70 anos de formação.
Em 2019, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis – SESCON completa 70 anos de atuação em defesa das categorias representadas. Atualmente a entidades possui mais de 108 mil empresas representadas; cerca de 8 mil associados e mais de 60 categorias econômicas.
De acordo com o texto do vereador, o Sindicato tem lutado pelas prorrogações de prazos, contra o aumento da carga tributária, pela criação de soluções para os contribuintes, abrindo importantes canais de diálogo com os governos para levar os anseios e necessidades de seus representados.
A entidade ainda oferece programa de qualidade, programa de certificado de segurança da informação, soluções educacionais, serviços de certificação digital, consultoria jurídica, serviços da JUCESP, Receita Federal do Brasil, entre outros.
A Regional do SESCON-SP em Jaú foi criada em 22 de março de 2005 e nesses 14 anos tem atuado fortemente na região, oferecendo produtos e serviços e dando suporte aos representados. Além disso, trabalha junto aos poderes públicos visando contribuir com o ambiente empreendedor ao auxiliar tecnicamente e participar de debates sobre temas de interesse da cidade.
Sergio Luiz Rodrigues foi nomeado o primeiro diretor regional em Jaú, depois foi Antonio Carlos Morelli até 2012. Nos últimos 6 anos o cargo de diretor Regional foi exercido pelo empresário contábil José Luiz Zugliani Júnior. A partir de janeiro de 2019, assumiu a função o contabilista José Luiz Ossuna Monteiro.
Antonio Carlos Morelli, José Luiz Zugliani Júnior e José Luiz Ossuna Monteiro comparecerm à Câmara para receber a Moção pelos 70 anos do SESCON.