20/10/06 17h14

Captação de fundos de investimento bate recorde

Folha Online - 20/10/2006

O mercado doméstico de fundos de investimento tem tido rápida expansão em 2006. Até o fim do terceiro trimestre, a captação líquida dos fundos acumulada no ano marcava US$ 31 bilhões - resultado 193% superior à cifra registrada em todo o ano de 2005 e maior que o recorde anual anterior, de 2003 (US$ 20 bilhões). Com essa captação líquida - que é a diferença entre as aplicações e os resgates -, o mercado de fundos atingiu patrimônio inédito de US$ 404 bilhões no fim de setembro.
A expectativa da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) é de que o patrimônio líquido da indústria, mantido o forte ritmo verificado nos últimos meses, alcance o US$ 462 bilhões ainda no primeiro semestre de 2007. Alguns fatores têm ajudado na expansão da indústria de fundos, como a transparência do mercado e o maior conhecimento dos instrumentos por parte dos investidores. O crescimento do mercado nacional nos últimos anos fez o Brasil melhorar sua colocação quando comparado à indústria de fundos de investimento de outros países.