03/02/20 15h05

Cidade de SP sedia o 1° Encontro Paulista de Engenharia Ambiental

Evento realizado na última sexta-feira (31) celebrou o Dia do Engenheiro Ambiental e teve presença de diversos especialistas

Governo do Estado de São Paulo

Na última sexta-feira (31), a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), na capital, recebeu as atividades do 1° Encontro Paulista de Engenharia Ambiental. O evento foi realizado pela Associação dos Especialistas Ambientais do Estado de São Paulo (AEAESP).

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, a diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patricia Iglecias e o coordenador do Programa Município VerdeAzul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), José Walter, participaram dos debates.

Para um público de aproximadamente 500 engenheiros, Marcos Penido apresentou a estrutura na nova pasta e algumas ações da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), como a despoluição do Rio Pinheiros.

“Com tecnologia, engenharia e integração é possível realizar o desenvolvimento sustentável. Isso é o que estamos fazendo ao juntar energia e mineração, recursos hídricos e meio ambiente. Todos estamos trabalhando em sinergia”, disse o secretário.

Sustentabilidade

De acordo com Marcos Penido, a junção das áreas em uma mesma pasta foi uma quebra de paradigma e tem a Cetesb como guardiã da sustentabilidade. “A engenharia está em cada um dos nossos passos, sempre com técnica, conhecimento, inovação e a supervisão da Cetesb para garantir a qualidade de vida da nossa população”, concluiu.

Patrícia Iglecias abordou as principais atividades da Cetesb, como o licenciamento ambiental, o atendimento a acidentes com produtos químicos, a prevenção e o controle da poluição, o monitoramento do ar, água e solo, a análise de riscos para o licenciamento de empreendimentos de grande porte e o trabalho de capacitação na área ambiental, realizado através dos cursos oferecidos pela Escola Superior da Companhia, entre outros programas e ações.

“A atual diretoria vem aprimorando os padrões de excelência e os serviços prestados aos usuários e à população em geral, assegurando a superação da atuação da Cetesb como centro de referência nacional e internacional, no campo ambiental e na proteção da saúde pública”, afirmou Patrícia Iglecias.

Desenvolvimento

Com o reconhecimento pelo Ministério da Educação do curso de Engenharia Ambiental após conclusão de uma primeira turma em 31 de janeiro de 1996 na capital do estado de Tocantins, a categoria estabeleceu esse dia como sua data comemorativa anual no Brasil. O Crea-SP é o órgão responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências.

“A Engenharia tem um papel primordial ao buscar soluções para mitigar os impactos do aquecimento global. Por isso, são muito importantes os eventos como este, para debatermos projetos de infraestrutura e saneamento, com foco no desenvolvimento sustentável”, destacou o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese Marinelli.