13/03/14 10h45

CIG amplia investimento no país

Para fundo soberano chinês, que comprou ações da Linx e aumentou fatia na BRF, agora é hora de investir aqui

Brasil Econômico

AGIC Pte, o fundo de riqueza soberana de Cingapura, está comprando ações das empresas brasileiras em um sinal de confiança de que o segundo maior mercado emergente do mundo vai superar a desaceleração do crescimento.

A GIC comprou 5,02% da provedora de tecnologias de comunicação Linx SA, de acordo comum documento da brasileira. Neste mês, a chinesa aumentou sua participação na empresa de processamento de alimentos BRF SA, com sede em São Paulo, e em outubro decidiu investir na empresa de tratamento de água e esgoto Aegea Saneamento e Participações SA.

Os investimentos da GIC, que gerencia mais de US$ 100 bilhões de ativos, na maior economia da América Latina chegam quando o governo da presidente Dilma Rousseff está combatendo a inflação com aumentos nas taxas de juros e mantendo o crescimento. Espera-se que o crescimento do PIB acelere de 1,9% neste ano para 2,5% em 2015, de acordo com os dados compilados pela Bloomberg. Isso equivale a mais que o dobro da taxa em2012.

“Como é um investidor de longo prazo, a GIC não se assusta ante a volatilidade no curto prazo”, disse Christopher Balding, professor adjunto da Peking University HSBC School of Business, na China, que pesquisou fundos de riqueza soberana. “O Brasil definitivamente é uma das economias com a melhor perspectiva no médio e no longo prazo na América Latina”.

A GIC não quis comentar seus investimentos no Brasil.

Empresas com foco em consumidores são novo alvo
A GIC está planejando abrir um escritório em São Paulo, disse uma fonte em junho. Isso aumentaria sua rede no exterior, que inclui escritórios em Londres, Mumbai, Xangai, Tóquio e Nova York.

As ações da Linx, com sede em São Paulo, ganharam72% desde a oferta pública inicial da empresa em fevereiro do ano passado.

O fundo estatal de Cingapura possui uma participação de 4% na maior câmara de compensação do Brasil, a Cetip SA-Mercados Organizados, avaliada em cerca de R$ 260 milhões. Além disso, possui uma participação de 5,9% na administradora e desenvolvedora de varejo Aliansce Shopping Centers SA e uma fatia de 5% na construtora Direcional Engenharia SA.

“A GIC está investindo em empresas voltadas para o consumidor porque percebe um boom no mercado consumidor em países de renda média como o Brasil”, disse Balding, autor de “Sovereign Wealth Funds: The New Intersection of Money and Politics”.

“Este é o melhor momento para comprar ativos no Brasil”, disse Song Seng Wun, economista do CIMB Group Holding sBhdem Cingapura.

A taxa real de retorno anualizada de 20 anos da GIC, ou os lucros sobre a inflação global que utiliza como principal métrica, foi de 4% nos 12meses até 31 de março, mais que os 3,9% do ano anterior, disse o fundo estatal em seu mais recente relatório anual, de agosto. Quatro por cento dos ativos da GIC estavam na América Latina até 31 de março, de acordo como relatório, e não variou em relação ao ano anterior. Nos EUA, esse percentual era de 36% e de 11% na zona do euro.