05/02/15 12h00

Com apoio da Investe São Paulo, Mercedes-Benz lança pedra fundamental para instalação de fábrica em Iracemápolis

Empresa investe mais de R$ 500 milhões e instala sua terceira unidade fabril no Estado de São Paulo; Investe SP assessora a empresa desde março de 2013

Investe São Paulo

A montadora Mercedes-Benz realizou nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, o lançamento oficial da pedra fundamental de mais uma unidade industrial no Estado de São Paulo. Desta vez, Iracemápolis foi a cidade escolhida para receber o investimento, que há dois anos recebe a assessoria da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Participaram da solenidade o governador, Geraldo Alckmin, o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, o prefeito de Iracemápolis, Valmir de Almeida, e o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, Philipp Schiemer, além de empresários e autoridades municipais, estaduais e federais.

Fabricante de automóveis, autocarros, motores para aviões, caminhões e outros meios de transporte, a empresa já opera, desde 1956, em São Bernardo do Campo e, desde 1979, em Campinas. Com previsão de início de produção em janeiro de 2016, a unidade de Iracemápolis recebe investimento de mais de R$ 500 milhões e gerará cerca de 1.000 postos de trabalho diretos. A planta fabricará os modelos SUV GLA e o sedã Classe C, com capacidade para 20 mil veículos por ano.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, destaca que a nova fábrica da Mercedes-Benz proporcionará novos investimentos na região de Iracemápolis e principalmente a criação de empregos para a população local. "Esse empreendimento comprova a vitalidade do setor industrial paulista. A empresa contará com a infraestrutura de São Paulo e a mão de obra qualificada dos brasileiros que aqui vivem, além da parceria e do apoio permanente da Investe SP", declara Alckmin.

Depois de analisar municípios em estados como Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, a Mercedes-Benz escolheu Iracemápolis pelo fato de a cidade estar estrategicamente situada na Região Administrativa de Campinas, entre outros motivos. Estando distante apenas 153 quilômetros da capital paulista, a nova planta terá maior acesso ao amplo mercado consumidor e à rede de infraestrutura logística do Estado.

“Acreditamos no potencial de crescimento do mercado brasileiro. A planta de Iracemápolis demonstra a nossa confiança no País e a certeza de que vamos continuar investindo em produtos cada vez mais sintonizados com os desejos dos clientes”, afirma Philipp Schiemer.

A Investe São Paulo assessora a Mercedes-Benz desde março de 2013. "Foram sete meses de um intenso trabalho da Investe São Paulo para mostrar que o Estado era a opção ideal para a instalação da nova planta. Além disso, fornecemos todo o suporte nas áreas ambiental, tributária, infraestrutura e também no relacionamento junto às concessionárias de serviços públicos e à prefeitura de Iracemápolis", explica Juan Quirós.

Liderança mundial

Com a nova fábrica, a Mercedes-Benz do Brasil será a única empresa do setor automotivo a produzir, na América Latina, caminhões, ônibus, vans e automóveis. Schiemer destaca ainda que a nova planta brasileira se integrará à rede global de produção da Mercedes-Benz. “Estamos colocando, hoje, a primeira pedra no terreno de nossa nova fábrica, onde serão produzidos automóveis nacionais com a mesma qualidade dos fabricados na Alemanha”, declara.

A fábrica de Iracemápolis faz parte da estratégia da Mercedes-Benz de tornar-se líder mundial de vendas de automóveis premium até 2020. Markus Schäfer, membro do Board da Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística que também esteve presente na cerimônia, explica que a nova planta terá um papel determinante para essa expansão global, sendo referência para outras fábricas da marca em termos de flexibilidade, eficiência e sustentabilidade no processo produtivo. “Estamos convencidos: vamos produzir os produtos certos para o mercado certo e no momento certo”, enfatiza Schäfer. 

Também participaram do evento Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz e outros integrantes da equipe Investe São Paulo – Erminio Lucci, diretor de Gestão de Projetos de Investimentos, Alexandre Marx, gerente de Projetos e José Pedro Fittipaldi, especialista ambiental.