20/10/14 17h17

Fitesa investe R$ 160 milhões em nova planta no interior de São Paulo

Empresa brasileira vai instalar fábrica de nãotecidos para uso em aplicações higiênicas; Produção está prevista para começar no primeiro trimestre de 2016

Investe SP
Download Divulgação

A Fitesa, segunda maior fornecedora mundial de nãotecidos para uso em aplicações higiênicas, anunciou nesta segunda-feira, 20 de outubro, a instalação de uma nova fábrica em Cosmópolis, cidade localizada a 140 km da capital paulista para a produção de produtos em polipropileno tipo spunmelt. O nãotecido é usado como matéria-prima para a produção de itens de higiene como fraldas e absorventes femininos, roupas médicas, colchões, entre outros.

A empresa brasileira vai investir R$ 160 milhões na nova unidade que terá cerca de 40 mil m² de área construída, em um terreno de 90 mil m². Na primeira fase, a fábrica vai empregar 75 pessoas, sendo 50 empregos diretos e outros 25 terceirizados. A produção de 20 mil toneladas de nãotecidos por ano está prevista para iniciar no primeiro trimestre de 2016.

O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. “Com base nas necessidades apresentadas pela Fitesa apresentamos uma lista de cidades capazes de receber o projeto. Ajudamos a empresa também nas questões tributárias, de infraestrutura e de licenciamento ambiental, que foram fundamentais para a decisão da empresa”, disse o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Segundo Almeida, o Estado de São Paulo chegou a competir pelo investimento com outras localidades no Brasil e no exterior, mas a empresa optou por instalar-se em Cosmópolis onde conta com excelente infraestrutura logística, proximidade do mercado consumidor e da cadeia de fornecedores. Um de seus principais fornecedores, a Braskem, está instalada em Paulínia, a cerca de 10 km da futura planta da Fitesa.

O prefeito de Cosmópolis, Antônio Fernandes Neto, ressaltou a importância do projeto para a o município. ”A vinda deste grandioso investimento significa a geração de novos empregos, o aumento da arrecadação municipal e mais desenvolvimento econômico. Agradeço ao apoio da Investe SP, grande parceira para a consolidação desse investimento em nosso município, e à Fitesa, pela confiança. Não mediremos esforços para apoiá-los no que for necessário durante todo o processo de instalação da unidade fabril. Acreditamos que, com a vinda dessa grande empresa, Cosmópolis terá mais visibilidade e atrairá outros investimentos”, disse.

Segundo os executivos da empresa, a Fitesa tem investido constantemente na implantação de novas plantas ao redor do mundo desde 2013. No caso da América Latina, era necessária uma nova unidade para acompanhar o crescimento do mercado.

“A fábrica de Cosmópolis produzirá nãotecidos de polipropileno tipo spunmelt com tecnologia estado-da-arte. Este investimento, combinado com a capacidade produtiva já instalada em Gravataí (RS) vai possibilitar atender a demanda de clientes nacionais e internacionais, inclusive na expansão de nossa carteira”, explica o presidente da Fitesa, Silverio Baranzano.

Atualmente, a fábrica da Fitesa em Gravataí produz nãotecidos nas tecnologias spunmelt, meltblown, cardados resin bond/air through bond.

Sobre a Fitesa
A Fitesa é a segunda maior fornecedora mundial de nãotecidos para uso em aplicações higiênicas do mundo, e opera com a mais moderna e diversificada tecnologia no ramo. Seus nãotecidos são utilizados como matéria-prima para a produção de fraldas de bebês, produtos para incontinência adulta, absorventes femininos, roupas médicas, colchões, entre outros.

A companhia foi fundada em 1973 pela Petropar, holding industrial brasileira conhecida hoje como Évora, para produzir embalagens de polipropileno, bases para carpetes e fibras para aplicações têxteis. Recentemente, em 2009, a Fitesa fez uma joint-venture com a Fiberweb, do Reino Unido, criando a FitesaFiberweb. Mais tarde, os ativos da Fiberweb foram comprados também na Europa, América do Norte e China, tornando a Fitesa protagonista do cenário mundial no mercado de nãotecidos.

Hoje, a Fitesa conta com plantas produtivas no Brasil, Peru, México, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Itália e China. Para mais informações, acesse www.fitesa.com.