23/02/16 12h00

Com apoio da Investe SP, Serasa Experian investe em nova instalação em São Carlos

Áreas de TI, Captação de Dados e Finanças ficarão concentradas em novo centro de excelência da empresa. Objetivo é impulsionar desenvolvimento de soluções inovadoras com tecnologia de ponta

Investe São Paulo

A Serasa Experian, líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas, anunciou nesta terça-feira, 23 de fevereiro, nova instalação e expansão da operação em São Carlos. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa e cerimônia protocolar na Prefeitura Municipal.

Com um investimento de R$ 30 milhões, o novo centro de excelência deve englobar as áreas de TI, Captação de Dados e Finanças e vai atender todas as demandas do território nacional. A Serasa Experian vai manter as atividades da sede, no Planalto Paulista, e Cerqueira César, ambos na zona sul de São Paulo. 

O projeto conta com apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportação do Governo do Estado. “São empresas como a Serasa Experian que fazem com que São Paulo continue sendo polo de atração de investimentos enquanto todos falam de crise. E é graças também a prefeituras como a de São Carlos, que atendem prontamente às demandas do setor privado e trabalham sempre em parceria conosco”, disse o diretor de Investimentos da Agência, Ermínio Lucci, durante a cerimônia. 

A Investe SP apoiou o projeto principalmente por meio de informações técnicas e estratégicas sobre as cidades que estavam sendo analisadas pela empresa, e vai continuar atendendo com outras demandas daqui para frente.

.“A Serasa Experian São Carlos, além de gerar novos empregos e impulsionar a economia, será o coração da companhia, com excelência em desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologia de ponta. São Carlos hoje é uma cidade privilegiada, reconhecida no Brasil inteiro como pólo tecnológico”, diz José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian.

Para o prefeito Paulo Altomani, o investimento da Serasa Experian é uma conquista que reforça a vocação empresarial de São Carlos.” O nosso município se desenvolveu muito nos últimos anos e se tornou muito atrativo para que grandes empresas, como a Airship, Orygen e agora a Serasa Experian, nos escolhessem para se instalar e investir milhões, levando o nome de São Carlos para outros estados e também para o mundo”, ressaltou.

 A nova instalação terá arquitetura moderna, infraestrutura e tecnologia de ponta, o que permitirá integração e colaboração entre os funcionários. Nesta primeira fase, cerca de 500 funcionários estarão alocados em dois escritórios provisoriamente localizados no Centro da cidade. A expectativa é que, com o crescimento das operações, o novo centro tenha capacidade para 1500 funcionários.

Ainda segundo o executivo, em tempos de crise, é importante ter alternativas para tirar o país do imobilismo. A criação da Serasa Experian São Carlos faz parte de um processo continuo para que o modelo operacional seja o mais eficiente possível e permita mais flexibilidade e rapidez na tomada de decisões e, consequentemente, maior agilidade e eficiência no atendimento aos clientes. “Ao agregarmos dados com mais eficiência e agilidade, permitiremos que as transações dos nossos clientes sejam ainda mais ágeis e simples do ponto de vista processual, promovendo o crescimento dos negócios em tempos difíceis”, diz Rossi.

Além disso, a maior sinergia entre os times de Dados e TI no mesmo espaço, em um ambiente mais colaborativo que irá facilitar a comunicação e integração e possibilitar que a empresa continue inovando cada vez mais. “Dados e TI estão na essência do que fazemos e são elementos primordiais para entregarmos nossas soluções”, afirma Rossi. A Serasa Experian São Carlos também será referência em inclusão de trabalhadores com deficiência, não apenas cumprindo a cota, mas ajudando demais empresas da região a se tornarem inclusivas. 

Por que São Carlos?

Após criterioso processo de seleção, a escolha da cidade levou cerca de um ano e teve início com 50 cidades. A principal preocupação da Serasa Experian era escolher uma localidade que apresentasse a infraestrutura necessária para sustentar o crescimento da empresa e que fosse capaz de atender as necessidades dos profissionais e suas famílias.

Fatores como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segurança, boa rede educacional e de saúde foram levados em conta, além da proximidade aos grandes centros urbanos, universidades e disponibilidade de profissionais qualificados. No campo acadêmico, São Carlos tem uma das mais reconhecidas faculdades de estatística do país, sendo um centro de excelência na formação de profissionais na área de dados.

Os funcionários atuarão no escritório provisório até o segundo semestre, quando se mudarão para a sede definitiva, no Distrito Industrial Miguel Abdelnur. O crescimento econômico e uma forte rede educacional fazem de São Carlos uma das melhores cidades do interior para morar e investir. Em 2014, o Ministério da Ciência apontou São Carlos como a terceira cidade mais inovadora do país. Nos últimos sete anos, São Carlos sempre figurou entre as 100 melhores cidades do País e, além disso, segundo pesquisa do Departamento de Estatística da UFSCar, há um professor doutor para cada 180 habitantes da cidade, um índice superior ao de muitos países europeus.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, os vereadores Rodson Magno, Eduardo Brinquedos e Sérgio Rocha, o secretário de Fazenda, José Roberto Poianas, o representante do deputado federal Lobbe Neto, assessor parlamentar Paulo Melo e os diretores da Serasa Experian, Amador Rodrigues (Serviços ao Cliente), Lísias Lauretti (Tecnologia da Informação), Paulo Melo (Relações Institucionais), Rodrigo Sanches (Data Operations), Sérgio Fernandes (Jurídico), Valdemir Bertolo (Financeiro), Vander Nagata (Consumer Information) e Victor Loyola (Business Information).

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com / www.cdlfor.com.br