18/04/22 17h55

Com apoio da InvestSP, Dexco investirá R$ 600 milhões em nova fábrica no estado de SP

Empreendimento em Botucatu produzirá placas cerâmicas e contará com tecnologia 4.0

InvestSP

A gigante do setor de revestimentos cerâmicos, Dexco, iniciou a construção de uma nova fábrica em Botucatu, cidade paulista da região centro-sul do estado, a 235 km da Capital. O investimento será de R$ 600 milhões e a unidade produzirá até 10 milhões de m² por ano, para as marcas Ceusa e Portinari, de placas cerâmicas de grandes formatos, que podem substituir chapas de mármore em bancadas e fachadas.

A construção da nova fábrica começou em janeiro e será acelerada nos próximos meses. No 3º trimestre, o ritmo no canteiro de obras deve atingir o ápice. A Dexco planeja iniciar a operação da primeira linha de produção em Botucatu já no ano que vem.

O empreendimento conta com apoio da InvestSP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. Ela assessorou a Dexco em questões cruciais para a instalação da nova planta nas áreas ambiental, tributária e de infraestrutura.

“É uma região com logística privilegiada, com hidrovia, ferrovia, aeroporto e cortada por rodovias importantes, como a Castello Branco e a Marechal Rondon. Além disso, oferece mão de obra qualificada, conta com Fatec e Etec e é um importante polo de inovação, com parque tecnológico e incubadoras. Ou seja, há toda uma estrutura que torna não apenas a região, mas o estado de São Paulo atrativo para as empresas”, diz o vice-presidente Executivo da InvestSP, Torquato Jardim.

A questão da inovação é destaque até porque essa será a primeira fábrica da Dexco com tecnologia 4.0. Todas as linhas iniciarão os trabalhos já robotizadas, com apontamentos online, autodiagnóstico de máquinas e prontuários para a manutenção via mobile.

“A região foi escolhida pela distribuição, o custo logístico e maior proximidade com os mercados em expansão do Centro-Oeste e Nordeste do país, além de maior disponibilidade de gás natural. Além disso, outro fator importante para a decisão foi a proximidade com outras fábricas da companhia, como a de pisos laminados de madeira em Agudos (SP) e a de louças e metais em Jundiaí (SP), podendo, assim, oferecer soluções completas aos consumidores e clientes”, explica Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Dexco.

Sobre a InvestSP

A InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar ou expandir suas atividades no estado de São Paulo.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Sobre a Dexco 

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas - Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa e Durafloor – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia.

Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A - e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 20 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis e uma unidade florestal na Colômbia - Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE.