30/05/23 17h06

Com investimento de R$ 350 milhões, Estado de SP receberá primeira fábrica da Monin na América Latina

Projeto em Itu conta com apoio da InvestSP e pode gerar até mil empregos na obra e na operação industrial

Monin e InvestSP

A Monin, fabricante de soluções aromáticas para bartenders, mixologistas, chefs e baristas, anunciou nesta terça-feira (30) a construção de sua primeira fábrica na América Latina. A nova instalação será erguida em Itu, interior de São Paulo, em um terreno próprio de 132.000m². As obras têm início em junho de 2023, e a unidade está prevista para iniciar as operações no terceiro trimestre de 2024.

Com investimentos estimados em R$350 milhões, o projeto promete gerar mais de 200 empregos diretos e cerca de 300 indiretos na primeira etapa da operação industrial, além de 450 a 500 empregos diretos nas obras das edificações industriais e administrativas. A iniciativa conta com apoio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que assessorou a empresa em questões ambientais e de infraestrutura, inclusive nos trâmites junto a órgãos governamentais, como CETESB e ARTESP.

Com uma infraestrutura moderna que abrangerá 32.000m² de edificações, a fábrica priorizará o uso de materiais da região, além de adotar medidas para o consumo equilibrado de água e energia. A Monin também irá preservar uma área de aproximadamente 30.000m² como reserva ambiental.

Segundo Alexandre Boyer, diretor geral da empresa no Brasil, a escolha de Itu para receber a primeira unidade de negócio da Monin foi estratégica: “a cidade tem uma excelente infraestrutura, acessos rodoviários, está próxima da capital e principal centro financeiro, além de aeroportos e portos, recursos naturais, importantes fornecedores de matérias primas e os principais mercados consumidores do país. Aliado a tudo isso o fato de ser uma cidade acolhedora que proporciona qualidade de vida a seus colaboradores e parceiros”.

A empresa afirma que o projeto da fábrica também oferece versatilidade de produção e reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade ao adotar práticas modernas de construção e preservação ambiental. O local ainda terá uma área de convivência, com o objetivo de desenvolver e capacitar a comunidade local. Essa área contará com uma célula educacional e um espaço dedicado a hortas, pomares e estudos na área.