22/12/21 11h55

Com investimento de R$ 550 milhões, OJI apresenta novo prédio e máquinas

Capacidade produtiva da empresa vai passar de 80 para 150 mil toneladas

Jornal de Piracicaba

A OJI Papéis Especiais, localizada no bairro Monte Alegre, em Piracicaba, inaugurou na manhã desta terça-feira (21), seu novo prédio na planta fabril da cidade. O investimento foi de mais de R$ 550 milhões, o maior valor da Oji Holdings Corporation no Brasil desde a aquisição da fábrica em 2011. Com essa expansão, a capacidade produtiva de papel térmico da empresa vai passar de 80 para 150 mil toneladas por ano, o que a torna a maior produtora desse segmento da América Latina. Neste ano, a Oji Papéis Especiais completa 10 anos de atuação em Piracicaba. 

“A estratégia do grupo é crescer em mercados fora do Japão e somos uma das unidades escolhidas para cumprir tal plano, um reconhecimento importante ao nosso time e que nos coloca entre os dez negócios mais relevantes da Oji Holdings Corporation. Esta inovação tecnológica possibilita a redução de custos e melhorias na qualidade dos produtos”, explica Agostinho Monsserrocco, presidente da Oji Papéis Especiais. 

Para conferir a grandiosidade do projeto, foi necessária a construção de um novo prédio dentro da Oji, ampliando o espaço fabril em 6,8 mil metros quadrados. O projeto de expansão, que teve início em 2019, foi pego de surpresa em 2020, quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil. “Mesmo diante de todo o caos, não paramos e continuamos firmes no projeto, passamos por inúmeros desafios e hoje podemos dizer que a Oji é a mais eficiente na produção de papéis térmicos de toda América”, disse o diretor industrial da Oji, Giovani Ribeiro. 

Presente no evento, o prefeito Luciano Almeida (DEM), parabenizou o grupo e agradeceu pela “coragem” da Oji. “Digo coragem, pois fazer um investimento desse porte em plena pandemia não é para qualquer um. Imagino as incertezas, mercado financeiro explodindo, vários segmentos parando e vocês continuaram firmes. Isso serve de exemplo para todos nós, pois é na crise que devemos encontrar coragem de investir e enfrentar as intempéries, para que quando ela passar, possamos estar ainda maiores”. 

TECNOLOGIA DE PONTA

Com funcionamento total previsto para início de 2022, a máquina que faz uso de tecnologia de ponta está focada no revestimento de papel térmico, com uma tecnologia de aplicação sem contato, conhecida como aplicador de cortina, que faz uso de uma menor quantidade de tinta, o que possibilita uma melhor qualidade na impressão. “Entre as melhorias obtidas por meio da máquina, estão eficiência energética, menor consumo específico, menor emissão de gases e maior nível de automação”, explica o presidente da empresa. 

“São novos conceitos de desdobramento, de aplicação e secagem, uma nova forma de trabalhar”, observa. Para dar conta de tanta inovação, alguns profissionais têm passado por um processo de treinamento específico, que permitirá um conhecimento profundo do novo coater. Para se ter ideia da grandiosidade do empreendimento, todo o processo de construção e funcionamento movimentou cerca de 600 pessoas. 

“No futuro, o PC4 poderá trabalhar com algum outro tipo de revestimento, o que será uma estratégia importante no planejamento de ampliação dos papéis térmicos para o mundo todo”, referenda Monsserrocco. 

A montagem do PC4 e a revitalização dos outros maquinários do processo produtivo garantirão à Oji Papéis Especiais uma posição de destaque em termos de produtividade e tecnologia dentro do grupo. “Com muito orgulho, em nome de todoo time, já estamos no futuro!”, enfatiza Monsserrocco. 

fonte: https://www.jornaldepiracicaba.com.br/com-investimento-de-r-550-milhoes-oji-apresenta-novo-predio-e-maquinas/