16/08/07 11h07

Comércio cresce 9,9% no 1º semestre

Folha de S. Paulo - 16/08/2007

As vendas do comércio varejista fecharam o primeiro semestre de 2007 com crescimento de 9,9% -mais do que os 5,7% registrados em igual período de 2006. Foi a melhor marca semestral desde o início da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2001, e supera a expansão de 9,3% dos seis primeiros meses de 2004, ano de forte expansão econômica (5,7%). Para Reinaldo Pereira, economista da coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, a "conjuntura econômica favorável" impulsionou o varejo. Entre fatores positivos, citou juros mais baixos, prazos mais longos de financiamento, renda, emprego e massa salarial em alta e inflação controlada. Segundo ele, a desvalorização do dólar também teve "papel importante" para estimular o setor, ao baratear produtos importados. Com tal cenário, o comércio varejista cresceu em todos os seis primeiros meses do ano na comparação livre de influências sazonais com os meses imediatamente anteriores. Na comparação com junho de 2006, as vendas subiram 11,8%. Entre os setores com mais peso no varejo, o melhor desempenho ficou com móveis e eletrodomésticos, beneficiado por prazos mais longos de financiamento e crédito em expansão. As vendas subiram 16,5% no primeiro semestre. No caso de híper e supermercados e demais lojas de alimentos, setor que segue o comportamento da renda, a expansão ficou em 7%, abaixo da média. De acordo com o economista Carlos Thadeu de Freitas, da CNC (Confederação Nacional do Comércio), o "descompasso" entre os dois setores acontece porque o crédito se expandiu a uma taxa superior à massa salarial no primeiro semestre -13,1%, ante 6,4%. Os dados do comércio, diz, surpreenderam positivamente e vão impulsionar o PIB do segundo trimestre. No começo do ano, as previsões indicavam uma expansão de 6,5% do varejo. Agora, indicam crescimento de 9% em 2007.