03/12/18 12h55

Conexão Startup Brasil vai premiar empresas em até R$ 200 mil

O programa, parceria entre ABDI, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Softex e CNPq foi lançado durante o 2º Fórum de Inovação Startup Indústria

ABDI

O programa Conexão Startup Brasil tem como foco a melhora na geração de ideias das startups brasileiras. A iniciativa foi lançada durante o 2º Fórum de Inovação Sartup Indústria, que acontece em São Paulo. A analista de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya, destaca que o programa pretende atacar uma carência do ecossistema. “Vimos que para alguns problemas apresentados pelas indústrias não encontrávamos soluções no mercado. As indústrias nos alertaram que algumas startups, que poderiam desenvolver os produtos, ainda eram muito incipientes. Não tinham uma linguagem para atender a indústria. Por isso, vamos promover um processo de pré aceleração”.

O programa será dividido em etapas. Na primeira, serão selecionadas 100 startups, que vão receber um investimento de R$ 20 mil. A medida que o programa avança, a quantidade de empresas aceleradas vai sendo diminuída, mas o investimento aumenta. Na segunda linha de corte, será prestada mentoria para 50 startups, que vão receber mais um aporte de R$ 30 mil. As 25 finalistas recebem R$ 50 mil e quando a solução estiver bem desenvolvida, será feito novo investimento de R$ 100 mil.

Ao mesmo tempo que as empresas de base tecnológica estão fazendo as inscrições no Conexão Startup Brasil, serão mapeadas as demandas do setor produtivo. Indústrias e empresas de grande e médio porte podem listar demandas para as entidades promotoras do programa. A ideia é envolver outros atores do ecossistema, como entidades de apoio, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento e investidores.

Depois do lançamento do programa será feita uma busca por parceiros regionais e, posteriormente, o edital será divulgado. As startups selecionadas passarão pelas mentorias e desenvolvimento do projeto, para no fim desta jornada receberem o investimento. O Conexão Startup Brasil é uma parceria entre a ABDI, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Softex e o CNPq.Inovações e Comunicações (MCTIC), Softex e CNPq.