26/05/20 14h50

Congo Airways altera contrato com Embraer e vai comprar jatos por US$ 256 milhões

Companhia aérea mudou encomenda de dois E175 para dois jatos E190-E2, com direitos de compra para mais dois

O Vale

A Embraer informou nesta terça-feira (26) que a companhia aérea Congo Airways alterou o pedido firme feito em dezembro de 2019, originalmente para duas aeronaves E175, com direitos de compra de duas unidades adicionais do mesmo modelo, para uma encomenda de dois jatos E190-E2, com direitos de compra para mais dois.

O novo contrato possui valor total de US$ 256 milhões, de acordo com os atuais preços de lista, com todos os direitos de compra sendo exercidos.

Desire Bantu, CEO da Congo Airways afirmou que “os novos jatos substituirão nossos turboélices, permitido expandir nossas operações na República Democrática do Congo e, regionalmente, para a África Ocidental, Central e Sul”.

Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas pela pandemia do coronavírus, os fundamentos da companhia não mudaram. “Esperamos que o momento que vivemos no passado seja reconstruído”.

E completou: “Enquanto nos preparamos para um futuro de sucesso, teremos a flexibilidade, aeronave mais eficiente, e com o tamanho correto, para servir aos clientes à medida que o mercado se reestabeleça”.

“É ótimo poder receber uma nova companhia aérea na família de operadores do E2, especialmente na África, onde a demanda por viagens domésticas cresceu fortemente antes da crise atual”, disse Raul Villaron, diretor de Vendas para África e Oriente Médio da Embraer Aviação Comercial.

“A África tem sido um mercado com baixas frequências de voo e de rotas finas e longas. Assim que as companhias aéreas recomeçarem as operações, a família de aeronaves E2 estará perfeitamente posicionada para o dimensionamento correto das rotas, previamente operadas por aeronaves maiores de corredor único, enquanto mantém frequências e ajusta a capacidade em novos níveis.”

Segundo a Embraer, a aeronave será configurada com duas classes de serviço, podendo comportar até 96 passageiros, com 12 assentos escalonados na classe executiva.

O início das entregas está previsto para o segundo trimestre de 2022. Este é o segundo pedido de E2 recebido de um cliente africano.

Atualmente, há 189 aeronaves da Embraer operando na África, com 54 companhias aéreas e 27 países.

A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e possui mais de 100 clientes em todo o mundo.