12/03/07 09h19

Construtoras se unem para atender a mercado popular

O Estado de S. Paulo - 12/03/2007

As maiores construtoras e incorporadoras do mercado já traçam estratégias com o objetivo de aumentar a competição no mercado para criar produtos mais acessíveis à população. Desde meados de 2006, essas empresas realizam parcerias e joint ventures com o objetivo de ampliar investimentos na área. Com a abertura de capital em 2005 e os recursos que entraram em caixa, a incorporadora líder do mercado, a Cyrela Brazil Realty, que se consolidou em empreendimentos de alto padrão, partiu para uma linha de crescimento que envolve investimento pesado na produção para o perfil econômico. O objetivo da Cyrela é, além de ampliar o crescimento da empresa, absorver o know-how já adquirido pela Plano & Plano. Juntas, as construtoras lançaram um empreendimento em Guarulhos, na Grande São Paulo, com 70% das unidades vendidas, e outro na região da Avenida Águas Espraiadas, na zona sul de São Paulo, com 90% dos apartamentos vendidos em 60 dias. Além disso, a empresa lançou recentemente a marca Living - uma forma de diferenciar os produtos voltados às classes média e baixa e ampliar sua atuação. A Patrimônio lançou um residencial em que a própria empresa financia a compra da casa. O programa de comercialização, batizado de 'Smile', além de oferecer unidades de área útil grande a preços acessíveis, terá pagamento facilitado em 120 prestações ou mais. O carro-chefe da marca, o condomínio Village São Bernardo, conta com 180 unidades de 54 a 116 metros quadrados, que custam de US$ 44,3 mil a US$ 84,3 mil.