23/08/07 10h48

Consumo de alimentos e higiene cresce 6% no primeiro semestre

O Estado de S. Paulo - 23/08/2007

As famílias brasileiras compraram mais alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza no primeiro semestre do ano. O consumo cresceu 6% em volume e os gastos dos domicílios foram 11% maiores na comparação com igual período no ano anterior, revela um estudo do instituto de pesquisa LatinPanel. O estudo tem por base o consumo semanal de 8.200 domicílios no País, abrangendo 70 categorias de produtos. Ele revela também que o consumidor está gastando mais porque vai com mais freqüência ao ponto-de-venda, mas o tíquete médio cresceu apenas 2%, um pouco abaixo da inflação de 3,9% do semestre (IPCA/IBGE). O aumento do consumo foi puxado principalmente pela classe C, composta por famílias com renda mensal entre 4 e 10 salários mínimos. Os domicílios da classe C representam 33% da população e 35% do consumo e aumentaram 3% o volume médio das compras. Eles também tiveram uma elevação de 7% no gasto médio. Já as classes A/B e D/E tiveram uma ampliação de apenas 1% no consumo. O gasto médio das faixas de maior renda da população subiu 6% e na outra ponta, das classes mais pobres aumentou 5%. O estudo também mostra uma ampliação do número de lares da classe C que passaram a consumir um número maior de categorias. O crescimento foi de 3 pontos porcentuais no primeiro semestre de 2007 ante igual período em 2006. Significa, em média, 435 mil domicílios a mais da classe C indo às compras. Os alimentos foram o destaque na expansão do consumo, com crescimento médio de 3% no volume, seguido por limpeza, com 2%. Cerca de 880 mil lares aumentaram a compra de itens de alimentação, o que representou o crescimento de dois pontos porcentuais. Os produtos com maior aumento de volume médio de consumo foram bebida de soja (25%), iogurte (25%), suco pronto (16%), molho de tomate (13%) e sopas instantâneas (9%). Entre os itens com queda estão aqueles com maiores reajustes de preços, como pães, com redução de 15% no consumo. A pesquisa também mostrou a lista de produtos que ganharam maior presença nos domicílios compradores. Entre eles estão os iogurtes, requeijão, queijinho petit suisse, creme de leite e molho de tomate.