11/01/07 16h53

Crescem as vendas da MRV pela internet

Valor Econômico - 11/01/2007

Para quem não consegue se imaginar comprando um imóvel pela internet, os números da construtora mineira MRV são certamente surpreendentes. Entre 16% e 18% de todas as vendas efetuadas pela companhia a cada mês são feitas on line. A maior parte destes clientes internautas só conhece o apartamento que comprou, ao vivo, depois de ter fechado o negócio.  A construtora abriu a primeira loja virtual em 2001, de olho nos dólares dos brasileiros que estavam trabalhando fora do país. Hoje, metade dos negócios on line já são fechados com clientes que moram no Brasil. Alguns moram na própria cidade onde está o imóvel negociado. Para o vice-presidente comercial, Eduardo Barreto, os internautas brasileiros estão entre os campeões do mundo em tempo de permanência na internet e a MRV está sabendo aproveitar esse momento. Para atender os clientes internautas, a construtora mineira têm 30 vendedores trabalhando on line em duas lojas virtuais, uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte. A empresa atua em 29 cidades, espalhadas em sete Estados. Uma das maiores construtoras do país, a MRV tem planos para abrir o capital neste ano. A direção da construtora acredita que esta é a melhor alternativa para financiar a expansão do negócio. A meta para 2007 é atingir um valor geral de vendas (VGV) de US$ 462 milhões, um crescimento de 70% em relação ao ano passado. Antes de listar ações na Bolsa, porém, a empresa deverá associar-se a um novo parceiro, provavelmente um fundo de investimentos. As negociações com vários candidatos tiveram início no segundo semestre de 2006.