21/09/22 13h13

Cria SP irá realizar workshops técnicos para desenvolver o setor criativo de RP

Trabalho será auxiliar no diagnóstico e planejamento estratégico para desenvolver o setor criativo local

Prefeitura de Ribeirão Preto

Nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, será lançado o Ribeirão Preto Cidade Criativa, uma ação do Programa Cria SP, realizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, em parceria com o Amigos da Arte, para estimular a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa com a sociedade civil, que será a base para preparar a candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO. 

Para a elaboração deste plano, serão realizados três workshops técnicos, com o intuito de auxiliar no diagnóstico e planejamento estratégico para desenvolver o setor criativo local. Todos serão de forma presencial no Palácio Rio Branco, às 15h, nos dias 22 de setembro, 19 de outubro e 16 de novembro. 

O objetivo dos workshops técnicos é estimular a participação da comunidade no processo de elaboração para reconhecer o potencial criativo de Ribeirão Preto, além de trabalhar em conjunto as melhores maneiras de desenvolver as economias criativas locais. 

Vítor Silva Freire, consultor do Cria SP, destaca que os workshops técnicos são uma maneira de garantir que a população será ouvida para a construção colaborativa neste plano de desenvolvimento. “Vamos pensar no diagnóstico da cidade, entender como está o setor e depois, em uma estratégia geral, em ações que podemos realizar nos próximos anos como Ribeirão Preto cidade criativa”, disse. 

O foco será na música, mas sem deixar de incluir outros segmentos da ampla diversidade criativa de Ribeirão Preto, oferecendo um legado que fortaleça o reconhecimento de identidade criativa do município pela comunidade e potencialize sua atratividade turística. 

Somente com a participação direta da comunidade no diagnóstico e planejamento do desenvolvimento da economia criativa do município, a realidade local será plenamente percebida, com o desenvolvimento de futuras estratégias que levarão em conta as reais possibilidades e necessidades de Ribeirão Preto. 

Rede de Cidades Criativas da UNESCO 

Criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis. 

Atuando em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música, a Rede de Cidades Criativas é composta por 246 cidades de mais de 80 países membros da UNESCO, e Ribeirão Preto, ao encerrar o Projeto Cria SP, terá um plano de economia criativa que servirá como base para se candidatar a fazer parte deste grupo. 

O poder da cultura e da criatividade deve ser alavancado para fortalecer a cooperação entre as cidades e fortalecer os laços entre as pessoas e as comunidades. As Cidades Criativas da UNESCO têm sido mobilizadas para aumentar ainda mais a solidariedade e a colaboração entre as pessoas para compartilhar informações valiosas, incluir suas medidas inovadoras e boas práticas, principalmente por meio da cultura e da criatividade, que estão sendo implementadas para lidar com os grandes desafios mundiais. 

A Música 

A escolha desta vertente é por ser um dos principais campos criativos de Ribeirão Preto. O município possui cinco centros culturais, onde são oferecidas oficinas na área de música, além dos projetos desenvolvidos em parcerias, como o Projeto Guri e o Alma, que buscam o aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo dos jovens até a formação superior em música na Universidade de São Paulo. 

Ribeirão Preto tem ainda a honra de contar com a Orquestra Sinfônica, fundada em 1922, Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirão-pretano desde 24 de maio de 2019. Em maio de 2021, a Orquestra recebeu o Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural. 

Música e entretenimento se complementam, assim podemos destacar os campos de shows e eventos, bares e gastronomia. Como resultado deste pool criativo e histórico, temos o Polo Cervejeiro e os eventos de amplitude nacional que escolheram a cidade como o Restaurante Week, o Comida de Buteco, a Feira Internacional do Livro, o Festival João Rock e o Ribeirão Rodeio Music. Todos eventos com público que superam os 100 mil participantes por edição. 

fonte: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/cria-sp-ira-realizar-workshops-tecnicos-para-desenvolver-o-setor-criativo-de-rp