12/04/07 15h31

Croda dobra produção no País e inova para aumentar margens

Gazeta Mercantil - 12/04/2007

A Croda do Brasil apresentou em 2006 um faturamento de US$ 72 milhões, o que corresponde a cerca de 4% do faturamento da Croda mundial. "O objetivo é chegar a 9%, como era em 2005", disse o executivo. A filial brasileira comprou os ativos da Unichema em 2006 e pela ampliação de estrutura na região teve sua participação no faturamento diminuída, explicou o executivo. Para atingir este crescimento em suas receitas, a Croda conta com um crescimento que nos últimos três anos foi em média de 25% e fez com que as vendas de ésteres dobrassem de 2004 a 2006. Para os próximos três anos o crescimento esperado também é de 25% ao ano tanto em vendas quanto em altas no faturamento. É um crescimento incomum, uma vez que no mundo a empresa tem crescimento que oscila entre 5% e 10%. Segundo o presidente da companhia no Brasil, a nova linha de produção está pronta para receber máquinas que irão resultar em nova elevação da capacidade de produção, dos atuais 12 mil toneladas para 18 mil toneladas, muito rapidamente. A ampliação da capacidade em 7 mil toneladas, inaugurada ontem em Campinas (SP), já está totalmente contratada pelos grandes clientes que estão hoje na carteira da Croda, entre os quais estão Boticário, Avon, L'Oreal, Pfizer, Bristol-Myers Squibb, Syngenta e Bas Agro. Segundo o presidente da empresa no Brasil, a Croda seguirá fazendo investimentos no País para conseguir desenvolver ésteres cada vez mais especializados. "Temos uma projeção de investimentos de mais R$ 5 milhões (US$ 2,4 milhões) para 2007 e 2008", disse ontem o executivo. Além do crescimento com a indústria de cosméticos, o setor farmacêutico também deve ampliar a demanda pelos produtos Croda no Brasil. Os maiores concorrentes da Croda no Brasil são a Cognis, Clariant, Degussa e a Oxiteno, do Grupo Ultra.