14/05/21 12h23

Cursos do CIET, regionalização e rotas turísticas são analisados na reunião do Conturesp

Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

A evolução dos principais projetos e iniciativas da Secretaria de Turismo do Estado foram apresentados durante a reunião de maio do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp). Representando Vinicius Lummertz, secretário de Turismo, Rodrigo Ramos, coordenador de Turismo da Pasta, elencou as ações que estão sendo desenvolvidas e o envolvimento dos principais atores em várias frentes. 

O coordenador salientou a importância que teve o recente Encontro de Interlocutores das Regiões Turísticas - RTs, ocasião em que 40 representantes, de um total de 49, marcaram presença. “É muito importante o papel do interlocutor na organização territorial”, ressaltou Ramos. Também anunciou que em junho e julho haverá workshops para as RTs, que envolvem 360 municípios e pautas como desenvolvimento de produtos, promoção, a importância dos dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) e os recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). 

Já de olho no período de pós-pandemia, o coordenador disse que é grande a probabilidade das viagens serem internas, e não fora do país, “por isso estamos estruturando as Rotas Turísticas e vamos, em breve, formatar um mapa específico para cada uma, facilitando a promoção”. Ramos realçou o projeto de Lei dos Distritos Turísticos, tema que está sendo trabalhado junto à Assembleia Legislativa, pela Setur-SP, e também o Programa do Artesanato Local com a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco ), por um termo de cooperação que irá aproximar ainda mais a cadeia produtiva do Turismo com o artesão. 

Luciana Derze, profissional do CIET, destacou os treinamentos que começaram em março e ajudam aos agentes locais a coletar e e interpretar os dados do turismo. Já foram atendidos 185 alunos de 76 cidades. Salientou que o CIET apoia os interessados na construção de Observatório do Turismo, como já aconteceu com o Circuito do Litoral Norte Paulista. 

Em seguida, os membros do Conturesp discorreram sobre alguns tópicos, como a possível retomada dos eventos com todos os protocolos sanitários; o Trem da Fé, de São Paulo até Aparecida, cuja preparação está avançando e a aplicação do Tax Free que estimula o consumo dos turistas, pela devolução de impostos, como já acontece em vários países. 

Ao final da reunião a Rota da Luz esteve em pauta. Trata-se do caminho feito por romeiros entre Mogi das Cruzes até Aparecida. O coordenador Ramos realçou que uma das missões da Secretaria é justamente fomentar e promover as Rotas Turísticas, como a Rota da Luz. 

fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=2299&cod_menu=2299