02/09/06 16h32

Dados do PIB não contrariam os da balança

Folha de S. Paulo - 02/09/2006

Embora o IBGE tenha indicado queda de 5,1% nas exportações no segundo trimestre, não há contradição entre essa informação e os consecutivos recordes mensais nas vendas externas divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento. A conta feita pelo instituto considera a quantidade de produtos embarcada para o exterior entre abril e junho na comparação com janeiro a março. Já o ministério, ao divulgar as exportações, dá mais destaque ao faturamento em dólares, que vem crescendo mensalmente, apesar de num ritmo menor. Como o preço de alguns produtos fortes na pauta de exportação melhoraram ao longo do ano, essa alta compensa em parte a queda na quantidade de produtos. Outra diferença entre os dados divulgados diz respeito ao período de comparação. Para o IBGE, foi o desempenho do segundo trimestre em relação ao trimestre anterior. Para o ministério, a comparação é, geralmente, de um mês com igual período do ano anterior.