17/06/14 11h49

Brasil segue como quarto maior mercado do mundo

Valor Econômico

Mesmo com a queda nas vendas, o Brasil segue na frente da Alemanha e segura neste ano a quarta colocação entre os maiores mercados automotivos do mundo, segundo balanço feito pela Jato Dynamics, tendo como base os emplacamentos registrados até abril. Nos quatro primeiros meses do ano, as vendas de carros no Brasil ficaram em 3,3 mil unidades acima das do país europeu. Ambos os países consumiram pouco mais de 1 milhão de automóveis e utilitários leves no período.

A China, com 6,8 milhões de carros licenciados até abril, ampliou a liderança no mercado global, agora 1,7 milhão de unidades à frente dos Estados Unidos, onde as vendas somaram 5,1 milhões de automóveis. Em recuperação, o mercado japonês segue como o terceiro do mundo, registrando quase 2,2 milhões de carros no período de janeiro a abril, uma alta de 15,5%.

A Jato também faz um ranking das marcas mais vendidas no mundo, liderado pela Toyota, com 2,1 milhões de unidades entregues até abril, 1% a mais do que o volume de um ano antes. Na segunda colocação, a Volkswagen vendeu quase 2 milhões de carros nos quatro meses, 2,7% acima do desempenho de igual período de 2013.