29/08/19 13h58

Danfoss faz aporte de R$ 1 milhão em fábrica

Companhia investiu na modernização das linhas de montagem de unidades condensadoras na planta de Osasco (SP) e espera crescimento no segundo semestre

DCI

A Danfoss está investindo R$ 1 milhão na modernização das linhas de montagem de unidades condensadoras em sua fábrica de Osasco (SP). Empresa prevê crescimento ao redor de 10% no segundo semestre.

“O grande objetivo do investimento é garantir para o consumidor final um produto com qualidade assegurada”, declarou o gerente de operações da Danfoss, Fernando Pereira Rosa, em entrevista exclusiva ao DCI.

De acordo com a companhia, as atualizações são direcionadas para testar parâmetros de funcionamento e os controles de segurança. Também foi feita a implementação de soluções de checagem eletrônica de componentes e mecanismos de segurança elétrica. “São tecnologias que nossos concorrentes não têm”, afirma Rosa. Ele acredita que a qualidade agregada pode contribuir para ganho de mercado.

O executivo conta que o investimento engloba a atualização de tecnologia e sistemas atrelados. Metade do aporte já foi realizado e o restante deve ser concretizado entre setembro e dezembro. “A capacidade instalada da unidade foi mantida, mas contratamos algumas pessoas em função do processo adicional que inserido.”

A implementação da modernização teve início em março deste ano. “É um investimento importante em um momento de incerteza política e econômica. Mostra que estamos nos preparando com capacidade e tecnologia para o Brasil voltar a engrenar”, assinalou Rosa. Inaugurada há 20 anos, a linha de montagem de unidades condensadoras tem em torno de 25 operadores e capacidade de montar três mil máquinas por mês por turno.

Mercado

Rosa disse que a demanda após um primeiro trimestre de forte demanda, houve uma estabilização no período seguinte “O segundo trimestre foi bem semelhante ao do ano passado. Nossa previsão para o segundo semestre é de crescimento de 10% no Brasil. Para a operação de unidades condensadoras, a expectativa é de cerca de 20% de incremento em unidades produzidas.”

A unidade atende setores de refrigeração industrial, comercial e supermercados. Ele destaca que a alta temporada da demanda ocorre a partir de setembro. “Com a reforma da Previdência aprovada e aumento da procura, estamos esperançosos com maior crescimento no final do ano.”

Outro ponto de otimismo é em relação às exportações. A unidade de Osasco atende a América Latina e Filipinas. “Entre 10% a 15% da nossa produção vai pra fora. Começamos a atender recentemente a Filipinas, antes essa operação era feita por uma unidade dos EUA”, destaca.

De acordo com o balanço da empresa, as vendas globais do grupo atingiram 3,2 bilhões de euros no primeiro semestre, um aumento de 125 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior.