24/11/06 16h33

Demanda impulsiona resultados

Valor Econômico - 24/11/2006

O faturamento e o desempenho operacional das companhias brasileiras de capital aberto atingiram entre julho e setembro o patamar mais elevado dos últimos cinco trimestres, segundo levantamento feito pelo Valor Data com 194 empresas. Essa onda de resultados reluzentes deve marcar o quarto trimestre e o próximo ano, de acordo com a expectativa de analistas.  A combinação de preços mais altos das commodities, uma variação não tão brusca do câmbio, além do crescimento - mesmo que modesto - da economia foi responsável por uma elevação de 13,5% na receita líquida das empresas na comparação com o terceiro trimestre de 2005. Foram US$ 59,4 bilhões em vendas. Ao se vender mais, a produtividade subiu. Esse ganho de escala, por sua vez, se refletiu na lucratividade. O resultado da atividade das empresas - que registra apenas o desempenho da operação - atingiu de julho a setembro quase US$ 12 bilhões, uma alta de 17,9% ante mesmo trimestre de 2005.  Por causa de despesas financeiras, a última linha do balanço foi um pouco menos brilhante. O lucro líquido das companhias brasileiras registrou alta de 13,7%, para US$ 6,3 bilhões.  A Companhia Vale do Rio Doce, por exemplo, registrou um lucro trimestral recorde de US$ 1,9 bilhão, 46,5% maior do que no mesmo trimestre do ano passado. O número foi impulsionado pelo aumento de 19% no preço do minério de ferro e pelo crescimento das vendas.