08/08/07 11h44

Demanda interna impulsiona siderúrgicas

Gazeta Mercantil - 08/08/2007

Com venda recorde de laminados no semestre, empresas devem registrar alta em seus resultados. A forte demanda do mercado brasileiro em todo o primeiro semestre deste ano deve favorecer os resultados das principais siderúrgicas do País, que começam a ser divulgados hoje. No entanto, o aumento dos custos operacionais e a valorização do real frente o dólar - que prejudica a receita proveniente das exportações - podem resultar em uma evolução menor das margens, de acordo com analistas ouvidos por este jornal. Segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), até maio o faturamento das empresas do setor somou US$ 11,81 bilhões (ou R$ 23,4 bilhões), volume 23,6% superior ao apurado em igual período de 2006. Setores como o da construção civil e o automotivo têm puxado as vendas internas de laminados, que alcançaram níveis recordes tanto no segmento de planos como no de longos, informou o IBS. A aceleração do setor de construção elevou as vendas internas de laminados longos, que foram superiores às verificadas no melhor período para o setor até então, o segundo semestre de 2002. Em relação aos primeiros seis meses do ano passado as vendas do segmento cresceram 10,6% e somaram 3,5 milhões de toneladas.