01/12/06 15h16

Demanda por máquinas sobe 20% em três anos

Valor Econômico - 01/12/2006

O desempenho do investimento foi a grande notícia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), mostrando crescimento expressivo da construção civil e do consumo de máquinas e equipamentos. No terceiro trimestre, a chamada formação bruta de capital fixo (FBCF) avançou 2,5% em relação ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal, uma recuperação significativa da queda de 0,2% registrada entre abril e junho. Na comparação com o terceiro trimestre de 2005, a alta foi de 6,3%.  Segundo analistas, o investimento deve fechar o ano com crescimento na casa dos 6% - o mesmo percentual acumulado de janeiro a setembro. Há quem aposte até em 7%. Este será o terceiro ano de expansão consecutiva da FBCF, de acordo com a economista Mérida Herasme Medina, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2004, o investimento cresceu a 10,9% ; em 2005, avançou 1,6%. No triênio serão quase 20% para um PIB acumulado perto de 10%. O consumo aparente de máquinas e equipamentos (a soma de produção e importação, excluindo-se as exportações) aumentou 9% entre julho e setembro na comparação com igual intervalo de 2005.As importações destes bens cresceram 22,3% entre julho e setembro.