17/11/06 17h24

Demanda por Pó Xadrez faz Lanxess ampliar fábrica

Valor Econômico - 17/11/2006

Um pigmento amarelo criado há 70 anos para colorir o chão de casas populares vem ganhando status de modernidade em construções mais sofisticadas. Misturado a pisos cimentados, superfícies caiadas e chapiscos, o pigmento chama a atenção de arquitetos e decoradores por seu estilo não só "clean" como também rústico. A demanda do público especializado em decoração acabou servindo como uma das justificativas para a fabricante química Lanxess ampliar em 15% sua capacidade de produção do óxido de ferro - o chamado Pó Xadrez - de sua fábrica em Porto Feliz (SP). O investimento de US$ 3,7 milhões, aprovado pela matriz, ampliará a capacidade da fábrica de 31,5 mil toneladas para 36 mil toneladas ano, em duas fases, até o terceiro trimestre de 2007. A última ampliação, feita no fim de 2003, adicionou 3 mil toneladas. Vendido sob a marca de Pó Xadrez para uso residencial e Bayferrox para uso industrial, o óxido de ferro representa um quarto das vendas da empresa alemã, estimadas em cerca de US$ 250 milhões a US$ 300 milhões no Brasil. A Lanxess tem ajudado a difundir o uso do produto entre os consumidores, distribuindo folhetos explicativos em rodovias paulistas. Parte da nova capacidade da fábrica de Porto Feliz também será vendida aos EUA, onde a demanda pelo produto tem crescido. A unidade da Lanxess fabrica pigmentos de várias cores, mas a especialidade da unidade de Porto Feliz é o amarelo, originado do processamento de sucata misturada com ácido. A Lanxess administra o produto como um dos seus carros-chefes desde sua criação em 2004, depois de reunir os ativos químicos e parte dos polímeros da alemã Bayer. Desde 2005, após desfazer uma parceria de exclusividade com a fabricante de tintas Sherwin-Williams, a Lanxess ampliou a distribuição com a inclusão de atacadistas. Além dos produtos inorgânicos, os itens para o tratamento de couros trazidos da fábrica da Argentina representam parcela de 23% das vendas da companhia no Brasil. A empresa passou a oferecer novos produtos para as fases de acabamento e semi-acabamento de couros no país.