09/06/21 11h47

Dia Mundial do Oceano: conheça o plano de monitoramento e avaliação do lixo no mar de SP

PEMALM busca compreender o problema dos resíduos que atingem as águas do estado para então buscar formas de combatê-lo

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

Para marcar o Dia Mundial do Oceano, celebrado hoje, 8 de junho, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SIMA destaca e relembra o lançamento, em janeiro de 2021, do Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo – PEMALM, em parceira com Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.  O plano faz parte das iniciativas do programa da Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade dos Oceanos e tem como objetivo principal combinar conhecimento, engajamento e interação para criar uma base de informações qualificadas, monitorar e avaliar o problema do lixo no mar no Estado de São Paulo. 

E quando se fala de Lixo no Mar, podemos citar basicamente todo resíduo sólido proveniente da ação do ser humano sobre a natureza, que independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho. Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenha origem das atividades realizadas em terra e pela gestão inadequada, enquanto os outros 20% são originados por atividades realizadas no oceano. O lixo no mar é constituído principalmente por plásticos, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis. 

É importante ressaltar que as soluções para esse problema são complexas, considerando que o lixo no mar é uma questão transversal, transfronteiriça e de escala global, que afeta o meio ambiente e a sociedade de várias maneiras. Daí a importância de se ter um projeto como o PEMALM.  As ações exigem o engajamento de todos os setores da sociedade – Poder Público, Iniciativa Privada, Academia e Sociedade Civil. O tema ganhou destaque na Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS 14 – Vida na Água – especificamente na meta 14.1 – reduzir a Poluição Marinha – e posterior declaração da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). O PEMALM também está diretamente vinculado às metas estabelecidas no capítulo de Lixo no Mar do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, revisado e publicado em 2020. 

A publicação do PEMALM consolida um esforço coletivo de diversos setores da sociedade para responder à necessidade de primeiro compreender o problema do lixo no mar no Estado para então buscar formas de combatê-lo. O processo de mobilização em torno desta questão tem permitido a sua inserção em diferentes políticas ambientais, como no planejamento territorial, na limpeza pública e na educação ambiental e cidadã, nas diversas esferas da sociedade e em todos os níveis federativos. 

Conheça o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo e entenda como o PEMALM, junto com outras iniciativas ao redor do mundo, contribuem para o alcance dos resultados da Década dos Oceanos (https://www.pemalm.com/). 

Assista o teaser do documentário sobre o processo de construção do plano, que será lançado em breve.: https://www.youtube.com/watch?v=SY7RRg3plK8&t=1s 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/06/dia-mundial-do-oceano-conheca-o-plano-de-monitoramento-e-avaliacao-do-lixo-no-mar-de-sp/