13/11/14 15h27

Diretor da Investe São Paulo participa de painel sobre mercado financeiro organizado pelo Financial Times Live

O evento reuniu empresários e representantes de entidades governamentais no hotel Tivolli, em São Paulo

Investe São Paulo
Download Stella Mafra/ISP
Os integrantes do painel debateram sobre a importância do fortalecimento do mercado financeiro para o Brasil

O diretor da Investe São Paulo, Ermínio Lucci, participou na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, do Internacional Financial Centres Forum. O evento, realizado pelo grupo britânico Financial Times, tem como foco o mercado financeiro e seus possíveis desdobramentos no Brasil.

A participação do diretor aconteceu no painel “How important is location and connectivity in competing in a changing world market?”, que também contou com a participação do charmain da ALFI, Marc Saluzzi, do diretor da BRAIN, Álvaro Taiar, e do economics officer do Consulado inglês no Brasil, André Assumpção. O encontro, moderado pela editora do The Banker, Silvia Pavoni, debateu a necessidade do posicionamento do Brasil como centro econômico em um futuro próximo e quais as ferramentas necessárias para que isso aconteça.

Um dos pontos levantados pelos participantes é o fato de que existe a necessidade de um centro econômico na América Latina e que São Paulo se encaixaria perfeitamente neste papel.

Para todos os participantes da discussão, os centros financeiros internacionais devem conectar-se, gerando uma rede com um maior fluxo de investimentos e negociações. “O Brasil vai se tornar um ponto central em breve, mas isso significa que terá que se abrir mais. Esta é a principal questão a ser resolvida”, argumentou Saluzzi. Para o chairmain, essa abertura é essencial para que a penetração nos mercados parceiros possa ser intensificada.

Também entrou na pauta a questão do alto custo de se investir no Brasil. Boa parte da discussão trouxe uma comparação com demais metrópoles mundiais como Hong Kong, Cingapura e Londres. “Na visão de muitos países, como Luxemburgo, podemos pensar que somos caros, mas agregamos tanto que isso deixa de ser um problema”, afirmou Saluzzi.

A moderadora do painel também trouxe à tona a necessidade de inovação para que o País qualifique-se na competição por investimentos estrangeiros.  Nesse momento, o diretor da Investe São Paulo apresentou dados que indicam que o Estado de São Paulo está se adequando a este novo panorama. “São Paulo é um país dentro de um país que já aplica 7% de cada dólar investindo em inovação e produto”, disse. 

Já Taiar completou a discussão ressaltando o fato de o Brasil ainda ter muito espaço para crescer e muito o que aprender com as grandes potências econômicas já consolidadas no cenário mundial.

O Internacional Financial Centres Forum se estende ao longo de toda esta quinta-feira e tem programadas palestras de representantes de entidades como o BNDES e a EY e painéis sobre o mercado financeiro e suas particularidades.