11/01/19 12h43

Dória promete privatizar aeroporto de Araraquara e mais 19 no Estado

Medida foi anunciada hoje, em Barretos. ACidadeON publica a lista das áreas que entrarão na privatização por meio de concessão

A CidadeOn

Em sua primeira visita oficial ao interior de São Paulo, nesta terça-feira, o governador João Doria (PSDB) prometeu privatizar todos os 20 aeroportos que estão ligados ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Entre eles, estão o de Araraquara e São Carlos. O anuncio foi feito justamente quando ele autorizou os estudos para a inclusão do Aeroporto de Barretos no Programa Estadual de Privatização dos Aeroportos do Governo.
Os projetos serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Daesp. Os dois órgãos elaborarão estudos de viabilidade técnica e econômica. "Temos 20 aeroportos que serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão. Já orientamos a equipe para preparar a concessão de todos os aeroportos", destaca o governador.
"Teremos uma reunião com todos os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da ANAC para planejar esse programa, que será desenvolvido em quatro anos. Não é um fato instantâneo e faremos com planejamento", explica Doria. Sem voos regulares, o Aeroporto de Araraquara é utilizado para movimentações privadas. No ano passado, foram mais de 4.400, segundo o Daesp. Em São Carlos, foram 1,5 mil voos.
Araraquara
O Aeroporto de Araraquara foi reinaugurado em dezembro de 2013, na época, pelo exgovernador Geraldo Alckmin. O novo terminal de passageiros do Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão (Araraquara) vinha com a pompa do primeiro voo comercial da Companhia Azul Linhas Aéreas na região. O que não durou muito. Para tanto, foram investidos R$ 7,4 milhões em obras para a construção do novo terminal, adequação da pista e implantação de sistema viário.
O terminal de passageiros passou de 210 m² para 1.600 m², oito vezes o tamanho antigo. Passou a comportar salas de embarque e desembarque, área para check in e espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos. A obra foi iniciada em fevereiro de 2012 e concluída quase um ano depois. Mas, o espaço virou uma ótima obra para ser vista e não ser utilizada pela população.
Em dezembro de 2014 a Azul deixou de operar em Araraquara. Na época, a empresa alegou baixa demanda, mas a não aprovação de medida provisória que cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional é o que pesou na decisão. A companhia teria benefícios fiscais caso fosse aprovada e ela mantivesse os voos na cidade. Sem isso, os voos regulares deixaram de existir e o espaço se tornou praticamente privado.


São Carlos


Importante lembrar que em novembro do ano passado, a Receita Federal do Brasil alfandegou duas áreas do Aeroporto Internacional Mário Pereira Lopes (São Carlos), conforme publicação no Diário Oficial. Com esta medida, o aeroporto administrado pelo Daesp passou a ser autorizado a receber voos internacionais destinados exclusivamente à manutenção e reparos de aeronaves.
Veja a lista dos Aeroportos administrado pelo Daesp que entrarão na privatização por meio de concessão:
ANDRADINA
ARAÇATUBA
ARARAQUARA
ASSIS
AVARÉ
BAURU
DRACENA
FRANCA
MARÍLIA
PENÁPOLIS
PRESIDENTE EPITÁCIO

PRESIDENTE PRUDENTE
REGISTRO


28

RIBEIRÃO PRETO
SÃO CARLOS
SÃO JOSÉ RIO PRETO
SÃO MANUEL
SOROCABA
TUPÃ
VOTUPORANGA