05/07/11 15h36

Duratex investe R$ 482 milhões com apoio da Investe São Paulo

Agência paulista fez parte do grupo de trabalho que definiu nova regra de tributação para o setor de painéis de madeira

Cumprindo seu papel de auxiliar no incremento da competitividade da economia paulista, a Investe São Paulo apoiou a redução da carga tributária para a indústria paulista de painéis de madeira (MDF, MDP e Chapa de Fibra). Isso possibilitou que a Duratex anunciasse na última quinta-feira, 30 de junho, com a presença do governador Geraldo Alckmin, um investimento de R$ 482 milhões na construção de uma nova fábrica de MDF na cidade de Itapetininga, localizada a 170 Km da capital paulista.

O presidente da Investe SP, Luciano Almeida, explicou o tipo de trabalho desenvolvido para a empresa. “Oferecemos gratuitamente às empresas consultoria tributária, ambiental e de infraestrutura, além dos serviços de localização de áreas e apoio com informações. No caso da Duratex o pleito do setor madeireiro foi atendido e hoje pudemos anunciar mais um grande investimento para São Paulo”, afirmou.

A unidade será a segunda maior fábrica de MDF do planeta, sendo que a maior também está em solo paulista no município de Agudos. Quando estiver operando plenamente, no segundo semestre de 2012, a fábrica terá capacidade para produzir 520 mil m³ de MDF por ano. A nova operação vai gerar 1.100 empregos durante a fase de construção e 300 empregos diretos em plena operação.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, a nova fábrica representa um salto no crescimento da região. “Além dos empregos diretos, haverá a criação de vários postos de trabalho indiretos, que trarão novas oportunidades para os moradores das cidades do entorno de Itapetininga, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional do Estado”, destacou.

A formação de mão de obra qualificada, na região, será garantida graças à parceira entre os governos municipal, estadual e federal. A prefeitura promove um projeto de educação que visa à preparação de profissionais para novas vagas criadas no município, além disso, a cidade também possui uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) e um Polo da Universidade Aberta do Brasil, de ensino a distância.

“Em Itapetininga encontramos mão de obra adequada, boa localização, acesso fácil às florestas plantadas da Duratex, além de incentivos estaduais e municipais”, disse Henri Penchas, presidente executivo da Duratex.