05/10/22 15h14

Eaton instala nova linha de produção do sistema ORVR em Valinhos

Autodata

A Eaton expandiu a capacidade de produção do sistema ORVR, sigla em inglês para sistema de recuperação de gases, nacionalizado em agosto do ano passado, com a instalação de uma terceira linha na fábrica de Valinhos. A nova linha é 100% automatizada e menor, capaz de produzir os dois tipos de válvulas ORVR que são feitas nas outras linhas, além de entregar um sistema mais compacto, com menos espaço de ocupação no tanque de combustível do veículo.

Destinado aos carros de passeio com motorização flex o sistema ORVR que será produzido na nova linha atende a modelos com tanque de combustível de menor capacidade, com cerca de 50 litros. Isso porque ele ocupa menos espaço, aumentando a capacidade de combustível e a autonomia do veículo.

A linha está em fase de testes e validações, com produção em série programada para o começo do segundo semestre de 2023. A expectativa é de demanda crescente nos próximos anos e, por isto, novos investimentos para elevar a capacidade já estão programados: De acordo com Márcio Seleghin, gerente de estratégia de produto, “para atender aos volumes que virão a partir de 2024 será necessário aumentar a nossa produção”.

Segundo Seleghin a área de produção do sistema ORVR tornou-se uma referência em indústria 4.0 e modernização na fábrica de Valinhos, sendo também uma das linhas mais modernas da companhia no mundo.

A demanda por esse sistema já começou, porque 20% da produção nacional das montadoras deverão adotá-lo a partir do ano que vem, avançando para 60% em 2024 e 100% em 2025, de acordo com as normas da nova fase do Proconve P8. Por causa deste cenário a Eaton começará a trabalhar, já no ano que vem, em uma nova expansão.

Fonte: https://www.autodata.com.br/noticias/2022/10/04/eaton-instala-nova-linha-de-producao-do-sistema-orvr-em-valinhos/46686/#:~:text=Valinhos%2C%20SP%20%E2%80%93%20A%20Eaton%20expandiu,linha%20na%20f%C3%A1brica%20de%20Valinhos.