30/09/22 13h58

Edital vai apoiar a busca de soluções para o transporte sustentável de longa distância

Agência Fapesp

O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) anuncia uma chamada de propostas para estimular a pesquisa em bioenergia que contribua com soluções eficientes para o transporte sustentável de longa distância.

As abordagens devem considerar o contexto local brasileiro e contribuir para a redução de emissões por quilômetro rodado e para o aumento da fração renovável da matriz de transporte usando biomassa.

Serão selecionadas pesquisas que contribuam para: viabilizar a implementação de tecnologias em desenvolvimento; reforçar a capacidade instalada; estimular a formação de novos grupos; e ampliar estudos de soluções aplicáveis em contextos internacionais similares ao brasileiro.

Os projetos deverão contribuir com resultados que possam auxiliar nos objetivos do BIOEN em sua parceria com o Programa de Colaboração em Tecnologia de Bioenergia da Agência Internacional de Energia (IEA).

"O BIOEN assumiu recentemente compromissos de colaboração com os esforços da Força Tarefa de Bioenergia da IEA para a Descarbonização do Transporte. Os esforços abrangem estudos tecnológicos e de políticas públicas, que contam com a participação ativa de indústria, governo e instituições de pesquisa de países com iniciativas na área de biocombustíveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor de transporte, particularmente no transporte de longa distância, por exemplo, marítimo, aviação, ferroviário e caminhões. O grupo considera que a eletrificação 'verde' ajudará a descarbonizar o transporte urbano, mas que ela não é uma opção de curto prazo para o setor de transporte de longa distância e nem a médio prazo em mercados emergentes. Esta parceria do Programa BIOEN abre oportunidades para a comunidade de pesquisa paulista fazer avançar os seus objetivos de pesquisa e os objetivos de segurança energética do Brasil usando renováveis", afirma Glaucia Souza, que integra a coordenação do BIOEN.

As áreas prioritárias da chamada são: Tecnologias em desenvolvimento; Tecnologias inovadoras; Tecnologias indiretas; e Aspectos transversais.

As modalidades de apoio da chamada são os auxílios à pesquisa Temático, Regular, Jovem Pesquisador e PITE.

O apoio financeiro da FAPESP para o total das propostas selecionadas na chamada é de R$ 20 milhões.

As propostas deverão ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 24 de fevereiro de 2023.

A chamada está publicada em: fapesp.br/15675.

fonte: https://agencia.fapesp.br/edital-vai-apoiar-a-busca-de-solucoes-para-o-transporte-sustentavel-de-longa-distancia/39700/