18/12/18 11h20

Eletra moderniza fábrica de São Bernardo para lançamentos em 2019

Repórter Diário

Para o próximo ano, a Eletra, com unidade em São Bernardo, prepara linha inédita de equipamentos e componentes de apoio à eletromobilidade, com tecnologia 100% nacional. Entre as novidades estão ônibus elétricos e híbridos, adaptados a todas as condições do transporte público no Brasil, além das opções com soluções de retrofit (conversão de veículos a combustão para tração elétrica), tanto para o segmento de transporte de carga como para o de passageiros.

 De acordo com Iêda Maria de Oliveira, os operadores de transporte público e empresários de carga rodoviária podem esperar boas novidades da Eletra no próximo ano. “Para isso, a empresa modernizou a área industrial da fábrica de São Bernardo, com o objetivo de ampliar sua capacidade produtiva”.

 ELETRA

 Oficialmente, a Eletra -Tecnologia de Tração Elétrica foi inaugurada no dia 22 de agosto de 2000. O contrato social foi assinado em 1999. Em pouco tempo, a empresa tornou-se referência nacional e internacional na produção de ônibus elétricos e híbridos e sistemas de tração elétrica (powertrain).

 Já em 1999, desenvolveu e apresentou o primeiro ônibus híbrido elétrico operacional do mundo – um modelo articulado de 18m, que circula até hoje na frota da Metra, operadora do Corredor ABD. Em 2002, fabricou o primeiro trólebus com tecnologia inteiramente nacional.

 Em 2013, produziu o primeiro ônibus 100% elétrico do Brasil – o e-Bus 18m articulado, que opera no Corredor ABD. No ano passado, a equipe de tecnologia da Eletra participou diretamente do desenvolvimento do primeiro caminhão elétrico da Volkswagen, fornecendo o powertrain e os sistemas de integração eletrônica do novo modelo.