30/06/21 11h56

Em São José, ministro Marcos Pontes participa de olimpíadas e inauguração no Cemaden nesta quarta

Radar RMT 0200 será inaugurado no Cemaden e foi produzido com tecnologia nacional pela empresa IACIT, de São José dos Campos

O Vale

O astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, cumpre agenda nos próximos dias em São José dos Campos, com participação em premiação da Olimpíada de Astronomia e em solenidade do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). 

Nesta quarta-feira (30), no período da tarde, Pontes estará no Parque Tecnológico de São José dos Campos para a premiação da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e para a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes. Os eventos contam com a participação da Prefeitura de São José dos Campos. 

No dia seguinte, às 10h, o ministro da Ciência e Tecnologia irá ao Cemaden, também no Parque Tecnológico, para a solenidade de 10 anos da instituição. Pontes também vai inaugurar o primeiro radar dedicado ao monitoramento de toda a região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. 

Já instalado, o radar RMT 0200 foi produzido com tecnologia nacional pela empresa IACIT, de São José dos Campos. O equipamento irá mapear e monitorar possíveis desastres em toda a RMVale, em municípios do sudoeste de Minas e do sul fluminense e nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas. 

O radar também marca a inauguração da nova sede do Cemaden no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O centro de pesquisas já está instalado no local, mas em área temporária. O novo espaço tem 60 mil metros quadrados e a área foi doada pela Prefeitura de São José. Ainda não há prazo para a construção, que custará R$ 100 milhões. 

fonte: https://www.ovale.com.br/_conteudo/nossa_regiao/2021/06/129302-em-sao-jose--ministro-marcos-pontes-participa-de-olimpiadas-e-inauguracao-no-cemaden-nesta-quarta.html