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Em seis anos, Brasil representa 15% da receita da Santillana

Valor Econômico - 14/11/2006

O espanhol Santillana fincou sua bandeira no Brasil em 2001, ao comprar uma das maiores editoras de livros didáticos do país, a paulista Moderna. Desde então, ampliou sua atuação através da criação ou aquisição de outras companhias. Hoje, o grupo soma seis empresas em território nacional e um investimento acumulado da ordem de US$ 130 milhões no mercado editorial brasileiro. A investida não foi em vão. Em quase seis anos de negócio, o Brasil já responde por 15% da receita do Santillana e está no terceiro lugar no ranking de representatividade no faturamento do grupo - presente em 22 países. Após o período de expansão, que engloba segmentos como didáticos, obras gerais, línguas estrangeiras e sistemas educacionais (apostilas e serviços para as escolas), o Santillana planeja fazer uma pausa para desenvolver toda a estrutura que foi montada até agora. As empresas do grupo estão envolvidas em diversos projetos. A Moderna está concentrando sua energia em produtos para línguas estrangeiras especialmente agora que o espanhol será obrigatório nas escolas brasileiras. Enquanto isso, a equipe da Objetiva assimila um novo selo - o internacional Alfaguara, lançado em outubro - e planeja uma forma de entrar no segmento de auto-ajuda. O segmento mais forte dentro do grupo é o de didáticos, que representou 60% das vendas em 2005. Essa é a razão pela qual a empresa decidiu entrar no mercado brasileiro através da Moderna - uma aquisição de US$ 64 milhões.