13/01/09 10h09

Embraer entrega 20% a mais em 2008

Valor Econômico - 13/01/2009

A carteira de pedidos da Embraer recuou nos últimos três meses de 2008, reduzindo-se 3,2% para US$ 20,9 bilhões na comparação com o terceiro trimestre quando ficou em US$ 21,9 bilhões. Em comunicado, a fabricante brasileira informou ter entregado um volume recorde de 204 aeronaves em 2008, 20% superior ao desempenho registrado no exercício anterior. Para 2009, a Embraer mantém a projeção divulgada no início de novembro de entregar 270 aeronaves, dos quais 125 modelos de aviões comerciais, de governo e de defesa. O restante dos pedidos referem-se aos modelos de jatos executivos, como a família Phenom, recém-lançados pela empresa. Na opinião de Alan Cardoso, analista da Ágora Corretora, a divulgação de estimativas feita pela companhia em novembro foi conservadora, o que o leva a crer que novos adiamentos ou até mesmo cancelamentos de pedidos dificilmente aconteçam no decorrer de 2009. "A princípio, a minha expectativa é de que os adiamentos já estejam incorporados nesta projeção", disse Cardoso, ao ressaltar que boa parte do crédito necessário para as vendas já teria sido contratado. "É difícil imaginar algum cancelamento", acrescentou. Em relatório, o Banco Fator considerou o resultado do último trimestre de 2008 abaixo das expectativas da instituição. "A diferença em relação à nossa estimativa foi no segmento de aviação executiva, pois esperávamos entregas de cinco Phenom 100 e 11 modelos Legacy 600", afirmaram os analistas do Fator. No último trimestre, conforme o comunicado da Embraer, a empresa entregou 44 E-Jets para o segmento de aviação comercial, oito Legacy 600, dois Phenom 100 e um Embraer 175 para o segmento de aviação executiva e quatro jatos para o segmento de defesa e governo. No ano, foram entregues 162 unidades para aviação comercial, 36 para a executiva e seis para governo e defesa. Com o resultado, o Banco Fator estimou que a Embraer deve fechar 2008 com receita líquida de US$ 6,448 bilhões. A projeção divulgada ontem é 1,8% inferior a anterior. Já para o quarto trimestre, a previsão do Fator é que a companhia registre uma receita líquida de US$ 1,931 bilhão.