15/02/19 14h11

Empreendedorismo é oportunidade para juventude que quer inovar

Na abertura da cerimônia de posse da nova diretoria da Conaje, João Henrique de Almeida Sousa afirmou que a juventude tem que ser inovadora e que não pode se acomodar

Agência Sebrae de Notícias

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), João Henrique de Almeida Sousa, afirmou nesta quarta-feira (14), que a juventude é o futuro do empreendedorismo no Brasil, principalmente em propostas de inovação. A declaração aconteceu durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), que terá como presidente Marcelo Masso Quelho Filho, em substituição a Guilherme Gonçalves Pereira. O evento foi realizado na sede nacional do Sebrae, em Brasília, com a presença de representantes do governo federal, políticos e empresários.

“A agenda dos jovens tem que ter o empreendedorismo como ponto principal”, afirmou o presidente do Sebrae, citando uma frase do Papa Francisco durante a Jornada da Juventude, realizada em 2013, no Rio de Janeiro, quando o pontífice afirmou que os jovens têm que ser revolucionários. “Sejam inovadores, tenham novas ideias. O mundo não pode ficar acomodado e quem tem que ir para as ruas é a juventude. Precisamos avançar dentro do empreendedorismo”, ressaltou João Henrique, lembrando que o momento político do país abre diversas possibilidades para os jovens, com a abertura da economia. “E o Sebrae está pronto para ajudar esse segmento”, acrescentou.

Em seu discurso, o novo presidente da Conaje destacou o valor do associativismo no país, observando que quem opta por esse caminho são indivíduos que escolhem ter algo maior. “Quando a gente quer, a gente muda. Mas sempre em contato uns com os outros e quero estar junto para mudar”, afirmou Quelho Filho. Ele ressaltou que uma de suas metas é formar mais de 100 mil jovens empreendedores em regiões carentes do país, como já vem fazendo no Rio de Janeiro, onde um programa semelhante da confederação já alcançou mais de duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Teixeira Pinheiro, endossou as palavras do presidente do Sebrae, ressaltando que os jovens têm um papel importante no desenvolvimento do país. Ele observou que a sociedade brasileira não deve depender apenas do poder público. “Nós é que somos o governo”, afirmou Pinheiro. “E são os jovens que devem fortalecer o terreno para o futuro”, acrescentou o presidente da CACB.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Antônio Spencer Uebel, afirmou que a intenção do governo é melhorar o ambiente de negócios, principalmente em relação à questão tributária. “Hoje, o empreendedor tem sido um guerreiro”, afirmou Paulo Uebel. Segundo ele, hoje o Estado fica à frente do empresariado. “Temos que ter um ambiente mais aberto e o nosso compromisso é com o cidadão”, ressaltou o secretário.