27/11/19 11h30

Empreendedorismo, inovação e criatividade

Evento teve início ontem no Senai de Prudente e oferece programação gratuita à comunidade em geral; Desafio de Ideias ganha destaque pela interação entre alunos e empresas

O Imparcial

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Presidente Prudente realiza até sexta-feira a Semana Inova Indústria, que é um evento que visa à promoção do empreendedorismo, inovação e criatividade, ao aproximar os alunos da unidade com empresas, startups, empreendedores e instituições de ensino superior da região. Ontem, a reportagem esteve durante a tarde no local e conferiu o primeiro dia do Desafio de Ideias, uma das atividades que ganham destaque na programação, por proporcionar aos participantes uma troca de conhecimento para a solução de desafios reais de empresas participantes. As palestras presentes na semana são gratuitas e abertas à população.

De acordo com a coordenadora da semana, Renata Alves Silva, o principal objetivo do desafio é preparar os alunos para a realidade que eles encontrarão no mercado de trabalho. “Neste momento, eles deixam de ser alunos e passam a compor a área de pesquisa e inovação da empresa que propõe o desafio”. Entre os benefícios, ela destaca o desenvolvimento de competências, como a liderança, curiosidade e a criatividade, que agregam tanto na vida pessoal como profissional.

Já o coordenador de atividades pedagógicas da unidade, Marcos Cresciulo, lembra que a ação é composta por seis equipes, com cinco integrantes cada, sendo que elas foram divididas para atenderem às propostas de duas empresas participantes. “Eles iniciaram hoje [ontem] os trabalhos e a finalização ocorrerá na sexta-feira, quando a empresa escolherá a melhor ideia para seu desafio”. Ele não deixa de destacar que essa é, inclusive, uma oportunidade para que as empresas conheçam os talentos dos participantes e que possam ofertar, eventualmente, futuras oportunidades a eles.

O estudante de 17 anos do curso de Mecânica de Automóveis Leves, Gustavo Aprígio Medeiros, é um dos integrantes do desafio e em um bate-papo com a reportagem afirmou que a motivação veio da oportunidade de enriquecer o conhecimento e da ansiedade de participar de um projeto “tão diferente” e que traz benefícios à vida profissional. “É um crescimento grande essa troca de ideias, pois você acaba pegando conhecimento de outras áreas, o que só tem a agregar”.

Programação Inova Indústria

8h às 17h – Atendimento da unidade móvel do Sebrae

13h30 às 15 e 19h às 20h – Palestra: Lubrificação automotiva e industrial

13h30 às 16h30 e 19h às 20h – Workshop: Tecnologia e empreendedorismo: Prepare-se para o futuro