17/11/22 11h51

Empregos no setor de serviços crescem pelo 9º mês consecutivo, no Estado

Em setembro, segmento registrou saldo positivo de 33,6 mil postos de trabalho, aponta pesquisa da FecomercioSP

FecomercioSP

Impulsionado, principalmente, pelos segmentos de educação infantil e fundamental e de bares e restaurantes, além do transporte rodoviário de cargas, o setor de serviços registrou, pelo nono mês consecutivo, crescimento no Estado de São Paulo. Entre janeiro e setembro de 2022, foram 330,4 mil novos empregos com carteira assinada, aponta a Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (PESP), índice da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Em setembro, foram 33,6 mil novas contratações formais. Ao todo, o setor conta com 6,872 milhões de empregos ativos em todo o Estado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ainda segundo o levantamento da Entidade, o comércio paulista também apresenta números positivos. Nos nove primeiros meses de 2022, foram 62.730 novos empregos. O comércio atacadista foi o que mais gerou vagas no período (26.378 vagas), seguido pelo varejo (25.075 vagas) e pelo comércio de reparação de veículos (11.277 vagas).

Dentro de cada divisão, destaques para o comércio atacadista de produtos farmacêuticos de uso pessoal e veterinário, que apontou saldo positivo de 2.248 empregos formais; para o comércio varejista de madeira, ferragens e materiais de construção, com 5.124 vagas; e para o comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos, com 2.685 novos empregos com carteira assinada.

Em geral, as tendências positivas não devem mudar no último trimestre. A expectativa dos especialistas da Federação é que, os dados de outubro apresentem números mais significativos de empregos, principalmente na divisão varejista do comércio, puxado pela influência do aumento da demanda e pelas festas de fim de ano.

Cenário

A pesquisa mostra também que, em setembro, o setor de gêneros alimentícios puxou o desempenho do varejo e, por consequência do comércio, enquanto os segmentos relacionados ao trabalho temporário, sazonal neste período, influenciaram os números de serviços.

No ano, o comércio continua inspirado pelos bons números do segmento de materiais de construção, enquanto segmentos do setor de serviços foram muito afetados pela pandemia, em especial os educacionais e de hospedagem e alimentação.

Para o último trimestre de 2022, por enquanto, a FecomercioSP espera que o varejo paulista (uma das três divisões que compõem o setor do comércio do Estado de São Paulo) novamente circunde a geração de 45 mil a 50 mil postos de trabalho com carteira assinada. Deverá alcançar, portanto, um patamar próximo do registrado no quarto trimestre de 2021, quando a divisão criou 47,5 mil postos de trabalho celetistas no estado.

Capital

Na cidade de São Paulo, o setor de serviços registrou 121.669 postos de trabalho a mais, entre janeiro e setembro deste ano. Os serviços de alojamento e alimentação, seguidos pelos educacionais, lideraram as criações de novos empregos com carteira assinada: 20.286 e 19.351, respectivamente.

Desde janeiro, o comércio paulistano criou mais de 22 mil vagas de emprego. A divisão varejista lidera, com 9.847 postos. Ao todo, o setor comercial da capital tem 866.892 vínculos trabalhistas ativos. 

fonte: https://www.fecomercio.com.br/noticia/empregos-no-setor-de-servicos-crescem-pelo-9o-mes-consecutivo-no-estado-1