12/11/18 12h50

Empresa amplia portfólio e aumenta eficiência energética de fábrica em Jacareí

Os novos equipamentos permitirão dar maior lisura e brilho ao papel, bem como estabilidade dimensional

Diário de Jacareí

O investimento de 21 milhões de euros – o equivalente a mais de R$ 100 milhões –, que a Ahlstrom-Munksjö está realizando em sua fábrica de Jacareí (distrito de São Silvestre), permitirá fabricar 100% do papel revestido em uma única linha de produção, ampliando a eficiência e a flexibilidade do processo de fabricação de papéis especiais revestidos de alto valor agregado. O projeto, que foi desenhado ao longo de mais de dois anos, também vai preparar a fábrica para operar, futuramente, no modelo da Indústria 4.0, com adição de recursos de automação e utilização de tecnologias como Realidade Aumentada e gerenciamento remoto.

“A reforma da máquina de papel permitirá o lançamento de inúmeros produtos de pelo menos seis famílias diferentes. Quando o projeto estiver implementado, no segundo semestre de 2019, vamos iniciar a produção de papéis especiais revestidos na máquina de papel, que substituirão, paulatinamente, o offset fabricado hoje, e complementarão nosso portfólio de especialidades”, destaca Luis Coelho, diretor de Operações da fábrica da Ahlstrom-Munksjö em Jacareí. Ele conta que, adicionalmente, a empresa está investindo até o fim deste ano, outros 2 milhões de euros em manutenção e sustentabilidade, que resultarão em melhorias na eficiência energética de cerca de 10%.

O projeto da Ahlstrom-Munksjö prevê a substituição do sistema de aplicação da máquina por um equipamento de última geração, além da adequação do sistema de secagem, calandragem e periféricos. Os novos equipamentos permitirão dar maior lisura e brilho ao papel, bem como estabilidade dimensional.

Dentre as linhas que serão beneficiadas, estão papéis para rótulos colados e autoadesivos; release liners; sublimação; etiquetagem; comunicação visual; embalagem flexível e embalagens acopladas.

Modernização de fábrica segue tendência da empresa no mundo
A modernização da fábrica da Ahlstrom-Munksjö em Jacareí está em linha com os investimentos do grupo em todo o mundo para alcançar excelência operacional e reduzir custos, o que inclui aumentar os índices de automação de processos a partir da adição de novos sensores em diversos pontos da máquina de papel para a coleta de informações. Isto permitirá o maior controle de qualidade e a melhor performance ao longo de todo o processo de produção de papel, em tempo real.

Além disso, está previsto um investimento adicional de cerca de R$ 200 mil para à aquisição de softwares de planejamento da máquina de papel para permitir à fábrica responder com mais agilidade e precisão às demandas de um portfólio ainda mais completo e variado de papéis especiais. “O resultado final será a combinação de uma equipe ainda mais capacitada operando uma máquina moderna, flexível e segura, o que se refletirá em uma eficiência operacional ainda maior, com ganhos de disponibilidade e também redução de perdas e ineficiências”, completa Luis Coelho, diretor de Operações da fábrica da Ahlstrom-Munksjö em Jacareí.


SERVIÇO
Sobre a Ahlstrom-Munksjö
A Ahlstrom-Munksjö é líder global em materiais à base de fibra, fornecendo soluções inovadoras e sustentáveis para clientes em todo o mundo. Seus produtos incluem papel de decoração, mídia filtrante, release liners, suportes abrasivos, nonwovens, papel eletrotécnico, materiais de fibra de vidro, embalagem e rotulagem de alimentos, fitas, materiais para fins médicos e soluções para diagnósticos.
A sede da Ahlstrom-Munksjö está localizada em Helsinki, na Finlândia, e a empresa emprega 6 mil pessoas.
Saiba mais em www.ahlstrom-munksjo.com