10/03/20 13h30

Empresa aposta em tecnologia e automação

Gisa, atendimento via Whatsapp robotizado da Energisa, surpreende até o diretor-presidente pela capacidade de simular uma interlocução real e resolver problemas dos clientes

O Imparcial

Aposta no mundo todo, a escolha pela tecnologia também foi feita pela Energisa Sul-Sudeste em Presidente Prudente. O diretor-presidente da empresa de distribuição de energia elétrica, o engenheiro eletricista Gabriel Alves Pereira Júnior Gabriel, afirma que o parque de atendimentos foi totalmente modernizado. “Antes, saía um carro com os dois técnicos observando a rede para detectar o problema, em casos de falta de eletricidade; hoje não, o sistema enxerga o local do problema e nosso operador já reconfigura a distribuição para ter o menor impacto possível. O próximo passo é automatizar tudo, para que o próprio sistema reconfigure a distribuição de energia”, destaca.

Outra ação que empolga o diretor-presidente é a Gisa, uma inteligência artificial (chatbot), que atende os clientes no Whatsapp da Energisa. Ele demostra sua própria experiência empolgado com o rápido resultado. É possível, por meio do Whatsapp, por exemplo, solicitar segunda via da fatura, religação, parcelamento de débitos em aberto e esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados.

“Se a Gisa puder resolver, ela resolve. O que ainda não conseguir, pois ela vai aprendendo com os atendimentos [machine learning], ela direciona a um canal humano ou ao aplicativo Energisa On”., ressalta Gabriel.

ATENÇÃO AO MEIO AMBIENTE

A tecnologia e inovação chegam, inclusive, à preocupação com o meio ambiente. Um projeto de médio a longo prazo que já começou, explica Gabriel, é a troca das redes por cabos protegidos com uma capa que permite que a vegetação encoste. Enquanto o projeto não é finalizado, dada às proporções, a empresa modernizou as podas com equipamento o qual permite que se corte o mínimo necessário e com um triturador de galhos que acaba com o problema dos restos de poda por dias nas calçadas.

Outro projeto visando o meio ambiente, este mais antigo, é o PEE (Programa de Eficiência Energética), no qual a empresa investe em projetos de redução de consumo de energia. Pelo projeto, a concessionária substituiu lâmpadas fluorescentes compactas por luminárias de led em 1.695 pontos do poder público na sede da Prefeitura de Prudente, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab e na Escola Municipal Professora Juraci Meneses Peralta, no bairro Humberto Salvador – uma economia nas contas de energia do município de cerca de 11.826 quilowatts-hora por mês (kWh/mês), suficiente para abastecer 59 imóveis que consomem em torno de 200 kWh/mês.

Os projetos também foram executados em alguns pontos nos distritos Montalvão, Eneida, Floresta do Sul e Ameliópolis, com a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de led em 134 pontos de iluminação pública, o que resultou numa economia 5.193 quilowatts-hora por mês, suficiente para abastecer 26 imóveis que consomem em torno de 200 kWh/mês.

Os investimentos, como parte de um programa, em nada se referem à responsabilidade na infraestrutura da iluminação pública do município, visto que esta é atribuição do poder público. Cabe à Energisa fornecer a energia à Prefeitura e repassar às contas dos clientes a taxa de contribuição de iluminação pública, fixada por lei municipal.