13/11/14 15h18

Empresa Araraquarense participa de projeto tecnológico da Itália

Daniel Messi, da Solunia, desenvolve sistemas de controles para instrumentos de telescópicos

Folha da Cidade

A Solunia Automação Industrial de Araraquara participa, em parceria com o Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG/USP), da construção do primeiro protótipo de um dos telescópios do Cherenkov Telescope Array (CTA), desenvolvido em Catania, na Itália. O projeto está agregado a um consórcio de 28 países que visa construir, até 2020, um observatório destinado ao estudo da emissão de raios gama, a radiação de mais alta energia.

Por meio do CTA, os pesquisadores terão melhores condições para estudar os chamados aceleradores de raios cósmicos: buracos negros, remanescentes de supernovas e pulsares, além de núcleos de galáxias ativas e regiões de formação estelar.

A participação da empresa Solunia, na Itália, tem o objetivo de realizar a transferência de tecnologia para a fabricação do telescópio, e também de seu sistema de controle. O contrato irá até dezembro de 2015, e, após esse período, haverá avaliação dos dados obtidos e conclusão das estruturas juntamente com o corpo técnico da USP.

Segundo o empresário Carlos Fermino, da Solunia, que está na Itália desde outubro deste ano atuando no projeto, "o objetivo da empresa é participar nos próximos anos da fabricação do conjunto de telescópios Cherenkov, que serão distribuídos em várias regiões do planeta e serão integrados ao CTA, da Catania".

Outro sócio da empresa, o engenheiro Daniel Schmidt Messi, esteve recentemente no Chile acompanhando a instalação de um telescópio brasileiro no Cerro Tololo Inter-American Observatory, atendendo a um convite da USP, representando o Brasil. "A intenção é a troca de tecnologia para que o Brasil comece a fabricar telescópio em 2018", relata Daniel. Em breve, ele irá para Itália para que o sócio possa voltar. Os engenheiros se revezam no projeto internacional e no comando da Solunia.

Messi cita com orgulho o começo da Solunia há 6 anos, e o período em que a empresa esteve alocada na Incubadora de Empresas de Araraquara.

"Somos uma empresa brasileira que, apesar de nova, possui um grande potencial e está colaborando em um dos ramos mais importantes da ciência e tecnologia mundial. Fomos graduados no programa de incubação há quase dois anos, mas continuamos associados à Incubadora. O motivo é continuar usufruindo dos benefícios que a atual gestão da incubadora proporciona, como canal de comunicação direto com o SEBRAE e CIESP, participação em rodadas de negócios da região, suporte em questões administrativas, entre outros", observa.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, a participação da Solunia no projeto desenvolvido na Itália, é um importante marco para Incubadora de Empresas e fortalece as políticas públicas voltadas para a criação do parque tecnológico na cidade.

"Temos atraído importantes empresas de Tecnologia da Informação (TI), a cidade conta com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFSP) para a formação de mão de obra qualificada e a também temos a incubadora para o desenvolvimento de novas empresas".

De acordo com o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins, "a participação da Solunia em âmbito internacional abre fronteiras para um salto tecnológico, que fortalecerá a empresa para futuros compromissos no Brasil e exterior", opina Martins.

O supervisor do programa na incubadora, o professor doutor Ricardo Bonotto, avalia que o desenvolvimento e crescimento da empresa Solunia representa o resultado de todo um trabalho desenvolvido pela atual equipe de gerenciamento do programa de incubação de empresas de Araraquara, que tem como um dos seus focos "o apoio a empresas que trabalham diretamente com a inovação e tecnologia".

Por dentro da Solunia

A empresa Solunia Automação Industrial Ltda. foi fundada pelos engenheiros elétricos Carlos Eduardo Fermino e Daniel Schmidt Messi, formados pela Universidade Paulista - UNIP, além de formação profissional e técnica obtida no Senai/SP, determinados a mudar o mercado de automação industrial e a qualidade da prestação de serviços no setor.

Os sócios iniciaram as atividades em 2008 numa pequena sala. Depois migraram para a Incubadora de Empresas de Araraquara e com a recente graduação, estão estabelecidos em prédio de 300 metros quadrados no Jardim Regina, no VII Distrito Industrial. A empresa conta com uma equipe formada por profissionais da área técnica e administrativa.

A empresa atende clientes com necessidades específicas, em uma grande variedade de segmentos. Elabora projetos especialmente desenvolvidos, e monta os equipamentos de acordo com a tecnologia existente no mercado. "Somos integradores de tecnologia, e todo equipamento ou sistema é desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos clientes. Dificilmente fabricamos a mesma máquina duas vezes e cada pedido é um projeto independente", argumenta Daniel Messi. Mais informações da empresa no site www.solunia.com.br

Incubadora

O programa Incubadora de Empresas, desenvolvido pelo Município com apoio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), oferece, além de infraestrutura física, acesso a consultorias e treinamentos em gestão, expertises técnicas bem definidas e aspectos mercadológicos para micro e pequenos empresários. A atual sede da Incubadora foi entregue em 2011 pelo prefeito Marcelo Barbieri.

Mais informações na sede da incubadora na Avenida Jorge Fernandes Mattos, 311, VII Distrito Industrial, telefone (16) 3333-4989 e no site www.incubadora-araraquara.com.br .