14/04/14 15h31

Empresários de Campinas estudam criação de grupo específico para transações internacionais

Correio Popular – Campinas

Empresários da cidade se uniram para criar a primeira Câmara de Comércio Exterior de Campinas, uma forma de estimular e facilitar o mercado com outros países. A proposta surgiu a partir de uma necessidade de fomentar o diálogo e trocar informações entre as empresas interessadas em importações e exportações na região.

Segundo o presidente da câmara, o ex-vereador Romeu Santini, está sendo criado um conselho regional, onde haverá um representante das cidades próximas que irão apresentar as suas demandas para o comércio exterior. Santini, que também já foi secretário de Cooperação Internacional de Campinas, afirma que durante a sua experiência na pasta percebeu a necessidade de haver esse tipo de interlocução entre os empresários.

O diretor-titular do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, conta que a necessidade de haver uma câmara de comércio na cidade fez com que a entidade apoiasse a iniciativa, liderada por Santini. Ele explica que o Ciesp disponibiliza sua estrutura para que o grupo inicie seus trabalhos, tanto com profissionais quanto física.

Santini explica que a câmara ainda está em processo de formalização. Mas na próxima terça-feira, o grupo se reunirá pela primeira vez para seja dado um pontapé inicial. O encontro deverá acontecer na sede do Ciesp-Campinas. Nesse encontro, também deverá ser discutido sobre a formação do conselho regional.

O assessor da presidência da Aeroportos Brasil Viracopos, Carlos Alberto Alcântara, também foi convidado para integrar a Câmara e disse que se colocou à disposição para participar de todas as discussões e projetos voltados para a melhoria, desenvolvimento e modernização das operações logísticas tanto as desenvolvidas na Região Metropolitana de Campinas e quanto no aeroporto.

Comércio Exterior
A Região de Campinas está entre as quatro principais áreas no Estado de São Paulo em exportações de produtos de alta tecnologia. Estudo recente da Fundação Seade, divulgada mês passado, aponta que a região fica atrás apenas de São José dos Campos em preço de carga por quilo exportado. Em 2012, o valor chegava a US$ 2,7 em Campinas. A cidade do Vale do Paraíba teve cargas com preço por quilo comercializado de US$ 9,9. Na Região Metropolitana de São Paulo, o preço das cargas por quilo exportado atingiu US$1,5.

A região de Campinas faz parte de um conjunto de localidades no Estado que se destaca pela venda de produtos manufaturados para o exterior. Mas o estudo também mostra que há na pauta local importantes commodities como o açúcar. A análise divulgada pela Seade apresentou uma comparação das exportações de São Paulo entre 1999 e 2012. Campinas participa com 17,6% das exportações do Estado. Embora seja uma das principais exportadoras, a região, assim como São Paulo e São José dos Campos, reduziu a representação no período.