24/02/22 14h37

Empresários têm até sexta-feira (25) para se inscrever no Exporta SP

Programa gratuito dará apoio a startups, micro, pequenas e médias empresas para que elas consigam exportar produtos e serviços

InvestSP

Donos de startups, micro, pequenas e médias empresas, de qualquer região do estado de São Paulo e de qualquer setor, têm só até esta sexta-feira (25) para se inscrever no Exporta SP. O programa, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e gerido pela InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), oferece capacitação gratuita para que essas empresas consigam exportar seus produtos e serviços.

O programa tem duração de quatro meses e é totalmente online e gratuito. Ele é composto por aulas com especialistas da InvestSP e da FIA (Fundação Instituto de Administração), além de mentorias individuais, nas quais todo o conhecimento adquirido é aplicado ao contexto de cada negócio. Ao todo, 355 empresas foram capacitadas nas turmas anteriores. Para a próxima turma, serão 300 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo link bit.ly/venhaexportar

“É equivocada a visão de que exportar é algo só para empresa grande. O que acontece é que as pequenas muitas vezes pecam pelo desconhecimento sobre assuntos como câmbio, logística, adaptações do produto ou serviço e posicionamento internacional. O Exporta SP ajuda empresas com esse tipo de dificuldade e, historicamente, 20% começam a exportar já durante o programa”, explica o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

Ao longo do treinamento, serão abordadas questões como inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas. O empreendedor terá aulas e acesso à plataforma online de conteúdo chamada AVA (Ambiente Virtual de Aula), que utiliza o modelo Canvas, a ferramenta mais usada atualmente para planejamento de negócios. Também serão realizados workshops, que auxiliarão os participantes a construir uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional.

Dados do Ministério da Economia apontam que, em 2021, de cada 10 empresas exportadoras do Brasil, quatro ficavam em São Paulo. São pouco mais de 13 mil companhias habilitadas para negociar com o exterior, alta de 6,8% na comparação com 2020. Além de ter as melhores estradas, o maior porto e o maior aeroporto do país - em Santos e Guarulhos, respectivamente -, o que facilita a logística, o estado ainda é referência em setores como indústria e serviços e lidera várias áreas do agronegócio. No ano passado, as exportações paulistas cresceram 26,7% e chegaram a quase US$ 54 bilhões.